Início Gerais Política OMISSÃO DE SJDR PREJUDICA COMBATE À COVID-19 NA REGIÃO, DIZ SINARA

OMISSÃO DE SJDR PREJUDICA COMBATE À COVID-19 NA REGIÃO, DIZ SINARA

Foto: redes sociais

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Sinara Campos conclui seu segundo mandato à frente da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas no final deste ano. Após oito anos como chefe do executivo local, Sinara destacou, em entrevista ao Notícias Gerais, que os últimos quatro anos foram definitivamente os mais desafiadores. 

A prefeita afirma que não mudaria nada nas ações e decisões que foram tomadas por sua gestão diante da pandemia, mas salienta que tanto Santa Cruz quanto às demais cidades da região foram e seguem sendo afetadas pela omissão de São João del-Rei na política de enfrentamento à Covid-19. 

“Tive uma postura de trabalhar em conjunto com a região… mas quando São João del-Rei resolve se ‘isolar’ enquanto gestão, dificulta muito a sociedade entender o que de fato está acontecendo”, afirma ela, criticando a política negacionista adotada pela cidade polo de saúde da região. 

Para Sinara, não foi apenas em nível microrregional que a divergência de ações prejudicou o combate à pandemia. Ela destaca que em 2020 o país enfrentou, além da crise sanitária, uma crise financeira e institucional, em que a falta de alinhamento entre as instâncias federais, estaduais e os municípios exigiu muita cautela, prioridade e criatividade para os prefeitos(as), principalmente, dos municípios que vivem basicamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

“Mesmo em meio a todos esses desafios, vejo como positivo para Santa Cruz de Minas a visibilidade que a cidade ganhou pela gestão séria que fizemos, pelo governo participativo e com políticas públicas pautadas em conselhos municipais para serem porta voz das demandas populares”, destaca a prefeita. 

Nova gestão

Nas eleições 2020, a população de Santa Cruz de Minas elegeu Wagner do Didico (PL) como prefeito. A chapa encabeçada por ele não foi a apoiada pela atual prefeita. No entanto, Sinara garante que a transição de governo está sendo feita com transparência, que a prefeitura será entregue à nova administração de forma organizada ‘com cada coisa no seu devido lugar e com recurso financeiro”.  

Apesar de estar fazendo de tudo para que a próxima gestão se ambiente da melhor possível, Sinara cita diversos desafios que o poder público local deverá enfrentar nos próximos anos, como educação e saneamento básico. Além disso, existe ainda a crise resultante da pandemia da Covid-19, que deve ser um desafio ainda maior diante da falta de políticas públicas adotadas pelo Governo Federal e do Estado. “Será necessário muito planejamento financeiro para manter o básico”, ressalta Sinara.  

Projetos

Pessoalmente, Sinara Campos conta que já recebeu propostas de novos projetos, que tem um compromisso pessoal com Santa Cruz de Minas e região e que tomará suas decisões futuras movida por desafios e pela vontade e possibilidade em poder fazer a diferença na vida das pessoas. 

“Aprendi muita coisa, mas muita coisa mesmo (durante o tempo como prefeita). Saio uma pessoa melhor. Uma pessoa mais tolerante, mais solidária, com mais empatia. Aprendi a viver a democracia (…)”, finaliza Campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui