Início Gerais Economia Ô SAUDADE: TABERNA D’OMAR FAZ 4 MESES FECHADO PARA CLIENTES IN LOCO...

Ô SAUDADE: TABERNA D’OMAR FAZ 4 MESES FECHADO PARA CLIENTES IN LOCO E TEM PREJUÍZO GIGANTE

Foto: reprodução

Redação
Notícias Gerais

A clientela reclama da saudade nas redes sociais. É promotor, médico, juiz, bispo. É servidor, estudante, professor. Um público bem eclético se sente órfão do restaurante Taberna d´Omar, um dos mais conceituados e também queridos de São João del-Rei, há 4 meses está fechado para clientes in loco.

O fechamento se deu 2 dias antes do governo do Estado decretar as primeiras medidas de barreira contra o coronavírus. Um dos sócios, Guilherme Ferreira, explica que não quiseram arriscar nem um minuto, ao sentir que o cerco estava se fechando. Melhor prevenir, do que remediar, diz o ditado.

Instalado no Solar da Baronesa, um dos casarões históricos mais belos da cidade, na rua Direita, coração do centro histórico, a Taberna construiu em seis anos uma tradição de servir comidas artesanais, em um ambiente de tirar o fôlego principalmente dos turistas, que não deixavam de passar por lá.

Na sexta, sábado e domingo, dias nobres, tudo isso era somado a uma boa música ao vivo. Aos domingos, virou mania o chorinho, que não falhou nenhuma vez, até a Covid-19 impor regras de sobrevivência.

De casa cheia, cerca de 50 pessoas dentro do imóvel e mais uma galera do lado de fora tomando sua cervejinha e confraternizado, ficou apenas a entrega delivery e a confeitaria, que prima, igualmente, por pães artesanais. Essa está aberta, mas não atende nas mesas, o salão está fechado. O delivery oferece todos os pratos da casa, incluindo tradicionais sanduíches.

Os sócios donos do Taberna dividem o Solar da Baronesa com o Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rey e, juntos, criam aquela energia boa de cultura, boa comida, convivência bacana.

Com o aprofundamento da pandemia, Guilherme diz que tem sido preciso negociar o aluguel e pedir compreensão de credores de modo geral. Segundo ele, até agora boa parte entendeu a fase ruim, mas, mesmo assim, é grande a angústia, a incerteza de não se sabe até onde isso vai. “O faturamento caiu para menos de um quarto”, contabiliza: “um prejuízo gigante”.

Do governo, o empreendimento tão importante para o turismo, cultura e a vida local não recebeu incentivo. Foram necessárias algumas demissões e ajustes na folha de pagamento. Na tentativa de fazer tudo isso sem brigas e sim diálogo. Guilherme lembra que, no Brasil, a Covid arrastou algo em torno de 35% dos bares e restaurantes para bancarrota. O que é muito triste.

O Taberna d´Omar nasceu do desejo de fazer algo diferente. E vinha dando muito certo. É o melhor restaurante de SJDR, de acordo com avaliação do site Tripadivisor, um dos maiores sites de viagem do mundo e que indicam aos turistas aonde ir sem medo de errar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui