Início Gerais Cotidiano “O DIAGNÓSTICO FOI TARDIO”, ESCLARECE PRIMEIRA DAMA DE SJDR

“O DIAGNÓSTICO FOI TARDIO”, ESCLARECE PRIMEIRA DAMA DE SJDR

Najla Passos
Notícias Gerais

A advogada, secretária de Assistência Social de São João del-Rei e primeira-dama do município, Aline Gonçalves, esclareceu nesta sexta (25), em entrevista ao Notícias Gerais, que não teve uma recuperação espetacular ou milagrosa da infecção por Covid-19 que a levou a ficar afastada do trabalho por apenas oito dias. “O diagnóstico é que foi tardio”, explicou.

A primeira-dama conta que sentiu os primeiros sintomas no dia 8 deste mês: dores na garganta, nos ouvido e no corpo. Entretanto, como havia tomado banho de piscina no feriado do dia 7 e a água estava bastante gelada, achou que era só uma gripe. “Eu tenho histórico de dores de garganta e ouvidos. Por isso achei que não era nada mais grave”, explica.

Aline acrescenta que, no final de semana seguinte, em que participou da convenção do PSL, no domingo (13), sentiu fortes dores de cabeça, mas achou que era sinusite. “Eu agi como todo brasileiro que sente alguma coisa e deixa para ir ao médico depois”, reconhece ela, que participou do evento usando máscara.

Foi só quando o prefeito, pré-candidato e seu marido, Nivaldo de Andrade (PSL), também começou a sentir os primeiros sintomas do novo coronavírus que ela decidiu se submeter ao teste para Covid-19.

Ambos fizeram o teste rápido, foi o resultado foi falso negativo. Na segunda (14), orientados pelo médico Sério Veloso, eles se submeteram ao teste PCR, que acusou o positivo para ambos, na terça (15). Na última quarta (23), ela voltou ao trabalho. “Eu fiz a quarentena de 14 dias, igual a todo mundo, contada a partir da data do primeiro sintoma”, esclarece.

Sintomas diferenciados

Aos 38 anos, ela conta que seus sintomas foram os de uma gripe normal. “Quando recebi o resultado, eu estava correndo na quadra da minha casa. Sempre faço exercícios físicos, sou muito ativa e isso ajuda na recuperação”, acrescenta.

Aline relata ainda que não teve sequer febre. “eu passei vários dias pela barreira sanitária de Tiradnetes, fui testada e não deu nem alteração na minha temperatura”, afirma. O casal não reside em São João del-Rei, mas na cidade vizinha.

Já o prefeito Nivaldo, 63 anos, hipertenso, diabéticos e sedentário, está tendo uma recuperação mais lenta. “A recuperação vai de cada pessoa. O Nivaldo fica muito tempo deitado de bruços e isso sobrecarrega o pulmão, como explicou o nosso médico. Mas ele está bem, não teve falta de ar nem nada mais grave”, esclarece.

Recomendações

A primeira-dama admite que demorou a procurar o serviço de saúde e recomenda que as pessoas não cometam o mesmo erro. “Nestes tempos de pandemia, o menor sinal é alerta para procurar um médico”, afirma.

Mas sustenta que o fundamental mesmo é o uso da máscara e a higienização das mãos. “Como eu sempre usei máscara e higienizo as mãos toda hora com álcool em gel, nenhuma das pessoas próximas a mim foram infectadas, nem no ambiente de trabalho e nem na convenção do partido”, informa.

Segundo ela, após seu diagnóstico, a Secretaria de Assistência Social passou por um processo de desinfecção e todos os funcionários foram testados. Os correligionários políticos que participaram da convenção do PSL com ela e Nivaldo, no dia 13, também foram testados e ninguém contraiu a Covid-19.  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui