Início Gerais Cotidiano NUTRICIONISTA DÁ DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA OS DIAS MAIS QUENTES

NUTRICIONISTA DÁ DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA OS DIAS MAIS QUENTES

Foto: reprodução / Freepik

Redação
Notícias Gerais

Por causa do verão, que se encerra no dia 20, cidades da região têm registrado temperaturas elevadas durante momentos do dia. Por isso, o Notícias Gerais conversou com a nutricionista Maria do Carmo Reis Raposo Gomes. A profissional deu dicas de alimentos e hábitos para superar o período mais quente do ano.

“Se nos dias mais frios, temos mais ‘tentações calóricas’, o verão exige uma alimentação mais leve”, introduz a nutricionista. “Isso porque, nessa época, o corpo perde mais água e seis minerais, o que requer, com isso, mais cuidados”, completa.

Inicialmente, ela recomenda o consumo de mais frutas, verduras e legumes – já que isso aumenta a regulação de todo o metabolismo. “As frutas são as melhores amigas do verão. Algumas opções disponíveis são: melancia, melão, morango, abacaxi, laranja, pera… além de refrescantes, são muito nutritivas”, enumera.

Maria ressalta ainda sobre a importância de consumir mais líquidos – como água, sucos naturais, smoothie de frutas, água de coco e água saborizada.

“Nunca é demais repetir: beba muita água sempre – em todas as estações do ano! Ela transporta nutrientes e oxigênio entre as células e evita a formação de pedras nos rins”, afirma a nutricionista. “Especificamente sobre a água de coco, vale comentar que ela é também uma excelente opção para hidratação. Possui capacidade antioxidante e é rica em vitamina C, além de outras vitaminas e sais minerais”.

“É importante saber a procedência da água consumida”

– defende Maria do Carmo.

“Ter cuidado com relação a lavagem, armazenamento e preparação dos alimentos é essencial. Toda a atenção e cuidado deve ser dado com a higiene das saladas cruas, muito indicadas para o verão por serem leves e de fácil digestão”, direciona.

Além disso, ela pontua que é preciso se atentar quanto a refrigeração dos alimentos – que, quando são mantidos sob temperatura inadequada, tornam-se impróprios para o consumo.

“Esse cuidado começa no supermercado. Mesmo que compremos um alimento congelado, o seu estado deve ser observado, bem como seu acondicionamento. Já em casa, é importante lembrar de abrir, o mínimo possível, a geladeira – retirando somente aquilo que for, realmente, consumir”, elenca.

Já para quem for levar algum alimento para o trabalho, se possível, ela orienta que sejam utilizadas bolsas térmicas ou embalagens de isopor bem fechadas. “Lembre-se que há um tempo limite para os alimentos fiquem bem armazenados”, frisa.

Atenção à higiene

A nutricionista sublinha que, durante a pandemia de Covid-19, isso foi amplamente divulgado, mas vale o reforço. “Além das próprias embalagens dos alimentos e bebidas, as próprias mãos devem estar limpas”, corrobora.

“Água e sabão são o suficiente para fazer essa higienização. Mas quando não for possível lavá-las, use álcool em gel”

– destaca a nutricionista.

Entretanto, os próprios alimentos também precisam ser limpos. “Com relação as frutas, verduras e legumes, o ideal é higienizá-los antes mesmo do armazenamento”, continua Maria do Carmo. “O recomendado é lavá-los em água corrente e, em seguida, colocá-los de molho em uma solução de água e água sanitária (um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária). Aguarde 15 minutos e lave bem, novamente, em água corrente”, orienta.

Quanto aos ovos, ela faz uma ressalva: “eles também devem ser higienizados, mas somente antes de serem utilizados, para que os microrganismos da casca não contaminem seu conteúdo”.

“Da mesma forma que os alimentos, os utensílios também precisam ser limpos”, finaliza a nutricionista.

Nutricionista aponta orientações de alimentação e hábitos que devem ser reforçados no verão (Foto: arquivo pessoal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui