Início Gerais Política MUNICÍPIO MINEIRO INICIA IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA PÚBLICA

MUNICÍPIO MINEIRO INICIA IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA PÚBLICA

Foto: Divulgação / RGB

Assessoria RGB

Com cerca de 40 mil habitantes, a Prefeitura de Ouro Branco (MG) adotou a cartilha “Governança Pública Municipal – transformando sua administração”, publicação elaborada numa parceria da Rede Governança Brasil (RGB), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Editora NT e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

“Durante os quatro anos do meu  primeiro mandato nós tivemos uma gestão eficiente, baseando também num aplicativo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que é o Mandala. Agora nós queremos fazer a governança municipal. Qual a diferença de uma administração eficiente para uma que tem a governança? Na governança você tem a participação da população, tem a participação de um conselho. Você não só cuida do dia a dia da prefeitura, mas faz aquilo que a população gostaria que todo administrador fizesse”, explicou o prefeito Hélio Campos.

A cartilha traz as principais diretrizes das boas práticas de governança, tais como a participação social, transparência, integridade, eficiência, tecnologia e comunicação.

“A liderança pública busca um comportamento ético, profissional e focado no alcance de resultados que estejam alinhados com as expectativas da sociedade. Isso é governança pública”, afirmou o prefeito no vídeo institucional em que anuncia os trabalhos para implantação da governança no município.

Para o diretor de Assuntos Estratégicos da RGB e coordenador do Grupo de Trabalho das Cartilhas, Douglas Avedikian, a publicação auxilia os prefeitos comprometidos com a boa governança, que buscam satisfazer as necessidades da população e estão abertos à inovação.

“A cartilha foi carinhosamente elaborada pelo nosso grupo de trabalho composto por voluntárias e voluntários extremamente profissionais e com grande conhecimento em governança e gestão pública. Sua linguagem é bem clara e de fácil compreensão para que todos possam desfrutar desse referencial para implantação da governança nos municípios”, finalizou o coordenador.

O material, distribuído em todas as cidades brasileiras, traz em seu conteúdo orientações sobre como aplicar os conceitos de governança na prática, casos de sucesso e também um questionário no qual os gestores podem identificar como está seu órgão em relação à maturidade da governança. Acesse aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui