Início Gerais Minas MINAS ULTRAPASSA OS MIL CASOS DE COVID-19 E ZEMA RESSALTA QUE, ATÉ...

MINAS ULTRAPASSA OS MIL CASOS DE COVID-19 E ZEMA RESSALTA QUE, ATÉ O MOMENTO, NINGUÉM FICOU SEM ASSISTÊNCIA HOSPITALAR

Najla Passos
Com informações da Agência Mina
s

Minas Gerais ultrapassou a triste marca das mil mortes em decorrência da Covid-19 nesta quarta (1). E se prepara para enfrentar dias ainda mais difíceis, com a aproximação do pico da doença no Estado, que já atinge 710 dos seus 852 municípios.

Em pronunciamento, o governador Romeu Zema (NOVO) prestou solidariedade aos familiares e amigos das 1.007 vítimas fatais da Covid-19 e reforçou que o Estado segue adotando todas as medidas necessárias para garantir o atendimento à população. Segundo ele, nenhuma das vítimas do Estado morreu sem a devida assistência em saúde.

“Nenhum desses óbitos registrados em Minas ocorreu devido à falta de atendimento. Reforçamos que, desde março, temos atuado diariamente para retardar e amenizar o crescimento da curva de casos. Como a previsão de pico está para o mês de julho, considero que estamos conduzindo a situação da forma adequada, dentro daquilo que está ao nosso alcance”, afirmou.

No pronunciamento, o governo fez um balanço da ampliação do número de leitos no Estado. No total, os leitos em Minas Gerais passaram de 2.072, em fevereiro, para 3.234, nesta quarta. Na Macrorregião Centro Sul, que engloba os 51 municípios das regiões de São João del-Rei, Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, eles saltaram de 64, em fevereiro, para 142, agora, o que transforma a área na 8ª em número de leitos do Estado.  

O governador também falou sobre a compra de respiradores e afirmou que o Hospital de Campanha entrará em funcionamento assim que for necessário. “O Governo de Minas adquiriu, ainda, 1.047 respiradores para o combate à Covid-19. A destinação dos equipamentos está sendo determinada conforme critérios epidemiológicos e assistenciais”, disse.

Aumento de casos

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, destacou que, neste momento, observa-se uma progressão da curva de casos de Covid-19. Segundo ele, este é um resultado do desenvolvimento natural da epidemia. 

Além disso, o aumento de testagem por meio dos testes rápidos e a mudança metodológica na forma de alimentar o banco de dados da SES-MG explicam o aumento mais expressivo no número de casos registrado nos últimos dias.

O secretário adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, destacou que os critérios para a testagem pela rede pública são definidos pelo Ministério da Saúde.

“No caso do teste rápido, são grupos indicados para testagem os profissionais da Saúde e da Segurança Pública em atividade, pessoas que residam no mesmo domicílio desses trabalhadores e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Já com relação ao PCR, podemos citar a população indígena aldeada e os profissionais da Segurança Pública e da Saúde que apresentem sintomas”, explicou.

Saúde Digital MG

Durante a coletiva, Carlos Eduardo Amaral voltou a indicar que a população utilize o aplicativo Saúde Digital MG, plataforma oficial do Estado que oferece um direcionamento para o acesso à Saúde, neste momento de pandemia da Covid-19.

“Orientamos os mineiros que tenham sintomas gripais a fazerem a avaliação por meio do aplicativo. A partir dessa avaliação, a pessoa poderá ser encaminhada para uma consulta de telemedicina, o que possibilita o atendimento em qualquer lugar do estado, além de evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações”, explica o secretário de Saúde.

O app está disponível para download no Google Play (Android)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui