Início Gerais Cotidiano MEMÓRIA NG: NA MAIOR CRISE DOS NOSSOS TEMPOS, FOCO NA FÉ!

MEMÓRIA NG: NA MAIOR CRISE DOS NOSSOS TEMPOS, FOCO NA FÉ!

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em 2020, a pandemia da Covid-19 interferiu em tudo: inclusive no modo como as pessoas expressam sua fé e religiosidade. Durante boa parte do ano, igrejas e templos religiosos se mantiveram fechados como medida de segurança. Mesmo assim, os fiéis continuaram buscando maneiras de expressar suas crenças e o Notícias Gerais acompanhou alguns desses momentos.

Além da cobertura das negociações para reabertura das igrejas e templos religiosos em São João del-Rei e região, a nossa Galeria Virtual contou com a exposição “Fé e arte na pandemia”, do fotógrafo Marcos Luan, que homenageou a tradicional festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo, da cidade dos sinos, que – neste ano – foi realizada com a igreja de portas fechadas.

Mesmo com o distanciamento, representantes da Igreja Católica encontraram maneiras de levar momentos de descontração e alegria aos fiéis. Um desses casos teve grande repercussão nas redes sociais. Foi o vídeo do padre Roberto Modesto e dos jovens do Santuário São João Bosco fazendo uma coreografia, popular dancinha, no TikTok – um dos aplicativos em ascensão durante o ano. 

Vídeo: reprodução / redes sociais

O vídeo viralizou e teve diversas críticas, tanto positivas quanto negativas. Em entrevista ao NG, na ocasião, o padre Roberto explicou que a intenção do vídeo era justamente “mostrar a vivacidade da igreja”. 

E mesmo longe dos espaços religiosos físicos, nos momentos mais difíceis, os fiéis buscaram respostas em suas crenças. Como no caso da população de Dores de Campos que, após uma imagem de Nossa Senhora resistir intacta a um incêndio em uma fábrica da cidade, creditou à santa o fato de ninguém ter se ferido na ocasião. 

A comunidade espírita foi outra que se adaptou à nova realidade, mais voltada para encontros virtuais. Um grupo espírita de Juiz de Fora, após o fechamento dos centros, criou um site e uma sala virtual para transferência do passe à distância.

Na época, Ricardo Baesso, um dos idealizadores da plataforma, indicou que o passe é uma transferência de energias entre pessoas, onde uma pessoa saudável transfere suas energias para outra.

Apesar de acreditarem unanimemente na troca de energia entre pessoas, a comunidade espírita diverge quando o assunto é a aplicação do passe em animais. Enquanto alguns membros e grupos da comunidade espírita defendem que, mesmo se tratando de formas de vida ainda não tão evoluídas quanto os humanos, os animais podem e devem receber o passe; outros, incluindo a Federação Espírita Brasileira (FEB), acreditam que a doação e a recepção dos fluidos salutares, pelo passe, envolvem mecanismos complexos, relacionados exclusivamente à atuação da mente humana.

Outro momento marcante para o NG em 2020 foi contar a história de Bárbara de Abreu Freitas, ex-testemunha de Jeová que foi expulsa de casa, aos 16 anos, quando decidiu sair da religião. Além de contar toda sua história e dificuldades, Bárbara deu uma importante lição sobre tolerância ao esclarecer que o problema não são as crenças das pessoas e sim a institucionalização da religião. 

“É um trabalho meu, por exemplo, de entender psicologicamente que meus pais são felizes lá… eles gostam do que eles fazem. Se eu quero que eles me respeitem e me apoiem na minha escolha, eu também teria que respeitar a escolha deles, por mais contraditório que seja”, afirmou ela, durante entrevista ao portal.

A cidade dos Sinos

É difícil falar das manifestações religiosas em São João del-Rei sem falar deles, os sinos da cidade. Em 2020, eles reproduziram o “toque de penitência”, que não era escutado na cidade desde a gripe espanhola, em 1918

No mês de outubro, o que se pode ouvir pelas ruas da cidade foram os toques de um sino “duplicado”. O marceneiro Jorge Gonçalves Pereira Filho construiu uma réplica da torre da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com sino e tudo. No dia 12 de outubro de 2020, ele saiu com a réplica construída em um cortejo pelas ruas da cidade, encantando moradores e visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui