Início Gerais Cotidiano MEMÓRIA NG: AS “FERAS” ESTÃO LIVRES!

MEMÓRIA NG: AS “FERAS” ESTÃO LIVRES!

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

Ainda que sejam parte da fauna brasileira e bastante conhecidos pela população em geral, os animais silvestres causam estranheza quando são vistos perto de seres humanos ou de lugares frequentados por eles. Em 2020, o Notícias Gerais publicou várias matérias sobre este tipo de situação.

Em junho deste ano, um cachorro-do-mato, inicialmente identificado como uma raposa, foi encontrado ferido em Barbacena. O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e teve que passar por uma cirurgia para amputar a pata direita, devido a perda do membro, a “raposa” não pode ser devolvida à natureza. A clínica veterinária onde o animal se recuperou informou, à reportagem do NG, que o animal iria para um santuário.

Na época, a equipe de reportagem do NG visitou a clínica e acompanhou a recuperação da “raposinha”, que é um cachorro-do-mato. (Vídeo: Carol Rodrigues / Notícias Gerais)

Já em julho, um incidente envolvendo duas corujas aconteceu no centro de Barbacena. Na ocasião, os animais invadiram uma loja de departamento e foram encontrados pelos funcionários que prontamente acionaram a corporação. Após averiguar que as aves se encontravam sadias, elas foram devolvidas à natureza.

Outra coruja também virou notícia do NG: desta vez, um filhote da espécie buraqueira foi encontrado em uma residência em Barbacena. Sem ferimentos, o animal foi resgatado pelos militares.

Já em Congonhas, uma onça parda invadiu uma residência e foi capturada pelos bombeiros. Após a operação, o animal foi entregue a uma equipe do Ibama para ser levado ao seu habitat natural.

Em Desterro de Entre Rios, por sua vez, o Corpo de Bombeiros capturou um lobo guará que andava pela cidade. Apresentando alguns ferimentos, o animal foi enviado a Associação Protetora dos Animais.

Infelizmente, nem todos os animais silvestres noticiados pelo NG tiveram a oportunidade de se recuperar e voltar para seu habitat: é o caso dos dois lobos guarás que morreram na Serra de São José.

O primeiro caso aconteceu em julho e o animal não resistiu aos ferimentos provocados por um atropelamento. Já em agosto, outro um lobo guará foi morto atropelado.

O que fazer?

Ainda que fora da normalidade, essas situações podem acontecer com qualquer um. Por isso, especialistas dão alguns conselhos do que fazer nessas ocasiões: “sempre chamar o órgão responsável e nunca tentar pegar (o animal), pois a maioria são animais bravos e podem acabar atacando a pessoa”, recomenda a veterinária Gabriela Lyguori

Thiago Ferreira, membro do Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Federal de São João del-Rei (GEAS/UFSJ), reitera o que foi dito por Gabriela: “caso você tenha um confronto com um animal silvestre em um ambiente urbano, é aconselhado que você chame as autoridades competentes para poder fazer o resgate desse animal, mas que você não tente fazer por conta própria”. Ele relembra ainda que podemos encontrar estes animais no habitat deles: “(nestes casos) a recomendação é que você simplesmente ignore esse animal e siga seu caminho. Desvie sua rota e segue sua trilha”.

O Ibama, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros são algumas das autoridades competentes para se acionar caso haja um encontro com um animal silvestre em área urbana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui