Início Especiais MEMÓRIA NG: A PANDEMIA DA COVID-19

MEMÓRIA NG: A PANDEMIA DA COVID-19

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O Notícias Gerais foi lançado em 1º de março de 2020, antes do final daquele mês a pandemia da Covid-19 chegaria a nossa região. Enquanto veículo jornalístico, acompanhamos de perto vários dos momentos do avanço da doença, desde quando tudo era novidade até aos dias de hoje. 

Foram incontáveis boletins: quem ainda se lembra da confusão sobre a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em São João del-Rei? No dia 21 de março o Estado notificou um caso da cidade, a Prefeitura descartou dizendo se tratar de um são-joanense que, no entanto, estava em outro local. Na época, não haviam protocolos para essas situações. 

Nos dias 24 e 27 de março foram confirmados o primeiro e o segundo casos na cidade. Em 21 de maio, um tio do prefeito municipal Nivaldo Andrade (PSL) foi a primeira morte por Covid-19 registrada na região. O homem de 86 anos era morador de Santa Cruz de Minas e possuía comorbidades, conforme informaram as autoridades de saúde na época. 

A primeira vítima fatal da Covid-19 residente em São João del-Rei foi Maria José Pereira Chula Gomes, de 80 anos, que morava sozinha no bairro Bonfim e dedicava seus dias à família e à igreja. 

Na seção Por Trás das Estatísticas, Saudade o NG contou um pouco da história de Dona Maria na tentativa de lembrar das vidas que existiam por trás dos números. De lá pra cá outras vidas foram perdidas para a doença na cidade e região. Infelizmente, Barbacena, Barroso, Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves e outras foram registrando seus primeiros casos – mortes – e os seguintes. Cada um deles uma perda irreparável. 

Mesmo nos momentos mais difíceis a esperança floresceu. Ainda em maio, um vídeo da primeira pessoa com Covid-19 a receber alta após ser internada em hospital de Barroso emocionou a todos. Em abril, um vídeo similar já havia viralizado após uma paciente curada receber alta na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei.

Lives NG

Muito populares durante a pandemia, as lives aproximaram o NG dos seus leitores. Nós falamos sobre as dificuldades da cobertura jornalística durante a pandemia, sobre o combate à pandemia na América Latina, discutimos os riscos da interiorização da pandemia no campo das vertentes, as medidas e cuidados para conter o avanço da doença, como sobreviver a crise econômica provocada pelo coronavírus e trouxemos o reitor da Universidade Federal de São João del-Rei para falar dos desafios de se fazer ensino, pesquisa e extensão durante a pandemia

O abre e fecha comércio

Lidando com um inimigo invisível não é difícil entender porque muitas vezes as pessoas declararam “guerra” umas às outras. Com a necessidade de isolamento e distanciamento social, a suspensão de diversas atividades comerciais se fez necessária. 

Uma situação que já seria delicada se tornou ainda mais complexa com a demora e inabilidade das ações dos governos no enfrentamento à pandemia. Em Minas Gerais, o Governo do Estado criou, em maio, o programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, com a proposta de flexibilizar as atividades econômicas de forma segura. 

No final de julho o programa foi reformulado de forma a dar mais autonomia aos governos municipais. Desde a criação do “Minas Consciente” foram várias as mudanças de “ondas” enfrentadas pelos municípios. Com uma avaliação semanal feita pelas autoridades estaduais, o “abre comércio, fecha comércio”, parecia não ter fim. 

Em setembro, após seis meses fechado, o Cine Glória de São João del-Rei ficou aberto por apenas um dia após a cidade retroceder de “onda” e a maior flexibilização do isolamento ser suspensa. 

Na última atualização do plano estadual, São João del-Rei voltou para a “onda vermelha” do “Minas Consciente”. Na semana que antecede o Natal, parte do comércio da cidade está fechado.

A voz dissonante nas Vertentes

A maior parte dos gestores públicos das microrregiões de saúde de São João del-Rei e Barbacena agiram firmes no sentido de coibir o avanço do vírus. O prefeito de São Tiago, Denilson Reis (PSDB), colocou o município no mapa nacional ao fechar as divisas da cidade.

A prefeita de Santa Cruz de Minas, Sinara Campos, além de investir nas barreiras sanitárias como forma de prevenção, criticou a forma como São João del-Rei lidou com a pandemia, uma vez que a administração da cidade dos sinos sempre optou por defender a flexibilização do isolamento. O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver) e prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca (PSBD) foi outro que sempre defendeu a importância das medidas de segurança e a uniformidade das ações adotadas pelos municípios vizinhos. A secretária de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas, não cedeu às pressões dos setores econômicos que queriam privilegiar a economia em detrimento da vida. O prefeito de Tiradentes, Zé Antônio do Pacu (PSBD), retardou o quanto pode a reabertura da cidade para o turismo.

Na contramão de tudo isso, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), também conquistou espaço na mídia regional e nacional, como motivo de piada pelo negacionismo inconsequente. Nivaldo foi o único dos 51 prefeitos das cidades que compõem a macrorregião de Saúde Centro-Sul a insistir na flexibilização do isolamento e reabertura inconsequente do comércio, chegando a afirmar que era a favor da reabertura geral, inclusive das “casas de luz azul”.

A postura do prefeito de São João del-Rei de menosprezar a pandemia foi chancelada pelo eleitorado que o reelegeu prefeito com 36,41% dos votos, enquanto prefeitos que protegeram mais as populações das suas cidades não tiveram êxito. Denilson Reis não foi reeleito em São Tiago, Zé Antônio do Pacu não foi reeleito em Tiradentes e Santa Cruz de Minas não elegeu a chapa apoiada pela prefeita Sinara Campos. Em entrevista ao Notícias Gerais, os prefeitos da região fizeram um balanço final de seus mandatos, Denilson avaliou que a forma como as cidades lidaram com a pandemia influenciaram o resultado das eleições, uma vez que parte da população já deu a pandemia como “vencida” enquanto alguns sequer acreditam no vírus. Já Sinara, enquanto defendia as ações de sua administração, ressaltou que a omissão de São João del-Rei prejudicou o combate a pandemia em toda a região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui