Início Gerais Cotidiano LIXÃO A CÉU ABERTO INDIGNA MORADORES DE TIRADENTES

LIXÃO A CÉU ABERTO INDIGNA MORADORES DE TIRADENTES

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Os moradores do bairro Pau de Óleo e região, em Tiradentes, estão sofrendo com o lixão a céu aberto que se encontra no local. O problema é decorrente de anos e, enquanto os políticos locais trocam acusações e divergem sobre quem é responsável, a população é que sofre com o mau cheiro, surgimento de animais, risco de doenças e outros.

Uma das moradoras do local, Rosimeire de Cassia Lima, vive no exterior, mas tem uma casa na cidade, que frequenta anualmente. Desde dezembro do ano passado, ela está em Tiradentes e afirma que a situação do lixão piorou nos últimos cinco meses.

“Quem está sofrendo são os moradores em volta do lixo (…). A gente não tem condições de comer dentro de casa, de tanta mosca, porcariada, urubus invadindo a casa da gente”, relata a moradora.

Ela conta que esteve diversas vezes em contato com a Prefeitura, mas que a administração municipal se limita a jogar a responsabilidade sobre o local para outras pessoas e não resolve a situação.  

Administração municipal

O Notícias Gerais entrou em contato com a prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, questionando sobre a situação do local. A reportagem teve como resposta, enviada pelo secretário Tomás Henrique de Oliveira, uma nota publicada pelo atual prefeito e candidato à reeleição, Zé Antônio do Pacu (PSDB), em que ele afirma que sua administração já assumiu com o lixão naquele estado.

O prefeito afirma que tentou solucionar o problema contratando uma cooperativa de lixo para atuar no município, o que teria funcionado por um curto período de tempo, mas precisou interromper o trabalho por questões operacionais. Por isso, o lixo vem acumulando no local. 

Eleições 2020

Em ano eleitoral e em meio a acusações de que a situação do lixo urbano na cidade estaria sendo utilizada como “politicagem”, todos os três candidatos ao Executivo tiradentino abordam a temática em seus planos de governo e prometem implantar a coleta seletiva na cidade.

O único que apresenta uma proposta mais consistente para o lixão é o candidato Rodrigo do Paulinho do Cota (PT), que se compromete a adequar o aterro sanitário à “Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, colocando fim ao lixão e aos pontos de descarte ilegal de lixo.

Outras propostas do candidato para a questão do lixo são: garantir limpeza das ruas de forma eficiente e organizada; implantar definitivamente a coleta seletiva; restaurar as lixeiras distribuídas pela cidade; investir em pontos de coleta e armazenamento adequado do lixo nos bairros e buscar empresas sérias para estabelecer parcerias na produção de produtos recicláveis na cidade. 

Já o candidato Pinto (MDB) se propõe também a adequar o sistema de coleta de lixo da cidade ampliando a frequência; desenvolver o programa “Se é ambiente, estou no meio”, voltado ao recebimento e tratamento do lixo; implantar a coleta seletiva em três níveis: a) lixo não reciclável, b) material reciclável (papéis, papelão, metais, etc), c) material de compostagem (resíduos de alimentos crus, frutas, etc); e, por fim, criar uma área de compostagem pública. 

O atual prefeito de Tiradentes e candidato à reeleição, Zé Antônio do Pacú (PSDB), em seu plano de governo, sinaliza como propostas para a limpeza urbana: manter a coleta de lixo terceirizada na cidade, aperfeiçoando os roteiros e abrangência dos serviços e implantar a coleta seletiva. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui