Início Cultura Agenda LIVE: CONGELAR SALÁRIOS OU TAXAR AS GRANDES FORTUNAS: QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA...

LIVE: CONGELAR SALÁRIOS OU TAXAR AS GRANDES FORTUNAS: QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAR A COVID-19?

Redação
Notícias Gerais

Congelar salários ou taxar grandes fortunas? Este é o tema da live que o Notícias Gerais vai transmitir nas suas redes sociais, nesta quinta (7), a partir das 19h, para discutir alternativas para o Estado arrecadar os recursos necessários para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, que matou pelo menos 8.536 brasileiros.

Na pauta da discussão, está o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, aprovado nesta quarta (6) pelo Senado. O programa prevê auxílio financeiro de até R$ 125 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios. Em contrapartida, suspende aumentos, reajustes, concessão de vantagens e benefícios, além de possibilitar a demissão dos servidores públicos e modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A versão aprovada pelo Senado, que vai agora para sanção presidencial, limitou as categorias de servidores que terão os salários congelados, em relação àquelas propostas pela Câmara. Além dos profissionais de saúde, de segurança pública e das Forças Armadas, foram excluídos do congelamento os trabalhadores da educação pública, servidores de carreiras periciais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais, agentes socioeducativos, profissionais de limpeza urbana, de serviços funerários e de assistência social.

O projeto também prevê a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos já homologados até 20 de março de 2020, em todo o território nacional. A suspensão será válida até que a União estabeleça o fim do estado de calamidade pública motivado pela pandemia.

Taxação da grandes fortunas

A live também irá abordar as diversas propostas encampadas por deputados e senadores que visam taxar grandes fortunas e criar impostos sobre essas riquezas. Segundo dados da Agência Senado, de abril deste ano, a medida poderia render, na prática, cerca de R$ 272 bilhões e afetaria apenas àqueles que tem renda mensal nas cifras dos milhares, o equivalente a no máximo 3% da população brasileira.

O debate online é uma promoção do Sindicato dos Servidores da UFSJ (Sinds UFSJ) e da Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (Adufsj), que conta com o apoio do portal Notícias Gerais.  

Confira os participantes:

Denilson Ronan de Carvalho
Coordenador-geral do SINDS UFSJ

Gibran Jordão
Sindicalista e coordenador do Travessia – Coletivo Sindical e Popular.

Maria Clara Santos
1ª secretária da ADUFSJ e professora do departamento de Ciências Sociais da UFSJ

Confira os canais de transmissão:   

YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCZLa0QCJMoV2A9D4Vw8_rpA/featured https://www.youtube.com/channel/UCN41njtxLhWcIlNkpbyPT6A
https://www.youtube.com/channel/UCdYGBa-dXAzuUX-weSrGKaQ

FaceBook:

https://www.facebook.com/sindsufsj/ 
https://www.facebook.com/AdufsjSSindical/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui