Início Cultura LEIA O POEMA: ARROZ SELVAGEM EM TEMPOS DE ESPECULAÇÃO FINANCEIRA E MORTE...

LEIA O POEMA: ARROZ SELVAGEM EM TEMPOS DE ESPECULAÇÃO FINANCEIRA E MORTE DO POBRE DE FOME

Foto: reprodução / Freepik

Redação
Notícias Gerais

Alimento típico no prato do brasileiro, o arroz se tornou um recurso caro nos últimos tempos. Conforme noticiado pela imprensa nacional, em certos lugares, um pacote de arroz que era, normalmente, adquirido por R$15 pode ser encontrado a R$40.

Inspirada nesse contexto de alta demanda pelo famoso arroz, bem como de especulação financeira, que a jornalista Rubermária Sperandio escreveu um poema – disponível, pela primeira vez, aqui no Notícias Gerais.

Confira.


Arroz Selvagem

O sono não vem,
a fome não vai.
Os olhos secos buscam
o bouquet no espelho.


Sementes voluptuosas
pendulam nas águas
pra lá e pra cá,
ao sabor dos ventos.


Os olhos especulares
mergulham para colher
os cachos dourados
da dona do apetite.


A mulher de fumaça acena,
tem pó de arroz na face,
atira dançante os grãos
na direção da barriga.


O contrato de núpcias flutua.

(Rubermária Sperandio)


Sobre a autora

Foto: arquivo pessoal

Mineira, formada em Comunicação Social e mestre em Mídia, Política e Cultura pela UFMT. Foi professora, assessora parlamentar e de comunicação em Mato Grosso. Vive há cinco anos no Rio, onde fez vários cursos de Literatura e de Edição, Revisão e Preparação de Originais. Trabalha como preparadora de originais de literatura e de textos acadêmicos. Tem vários contos e poemas publicados em revistas e antologias. Publicou em março de 2019 o livro de poemas Matrioskas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Duas notícias chocantes entraram no ról das barbáries naturalizadas no país das calamidades: a queda do número de leitores, com suas confissões de incompetência e inaptidão, e a falência da livraria Cultura em São Paulo, mesmo após ter aderido ao modelo café de bigigangas cibernéticas . Neste contexto, a publicação do poema Arroz Selvagem é um alento de resistência. Parabéns à poeta e à editora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui