Início Gerais Política JUSTIÇA INSTAURA AÇÃO CONTRA NIVALDO, HANNAS E 5 VEREADORES POR ABUSO DE...

JUSTIÇA INSTAURA AÇÃO CONTRA NIVALDO, HANNAS E 5 VEREADORES POR ABUSO DE AUTORIDADE

* Atualização – 15/12 – 15h38

Redação
Notícias Gerais

O Ministério Público e Minas Gerais (MPMG) denunciou à Justiça Eleitoral o prefeito reeleito, Nivaldo de Andrade (PSL), seu vice, Jorge Hannas Salim (Avante), e outros cinco vereadores da atual legislatura (três deles reeleitos) por abuso de autoridade.

Os vereadores são o atual presidente da Câmara de São João del-Rei, Igor Sandim (Pode), o líder do governo da Câmara, Stefanio Pires (PSL), o filho do prefeito Nivaldo, Weriton José de Andrade (PSL). Todos os três foram reeleitos para a próxima legislatura. Também foram denunciados os vereadores João Heitor de Carvalho (PSDB) e Gilberto Luiz dos Santos (PSL), que encerram agora seus mandatos.

Na quinta e na sexta da semana passada, o promotor Igor Augusto de Medeiros Provinciali interrogou os envolvidos, conforme notícia crime que ele transformou em inquérito na última quarta (9). Nesta segunda (14), apresentou a denúncia à 328ª Zona eleitoral de São João del-Rei, onde agora tramita a ação de investigação judicial eleitoral.

O que o MP diz

Na tarde desta terça, o NG teve acesso a íntegra do documento levantado pelo Ministério Público sobre o caso.

No texto, o MP defende que Nivaldo usa do poder político adquirido enquanto chefe do Executivo são-joanense para obter apoio político através de favorecimento de vereadores: os parlamentares ganham a oportunidade de fazer indicações para cargos comissionados ou temporários, bem como de ruas para serem asfaltadas e maquinário para as estradas rurais, além de “indicação de pessoas a serem atendidas com prioridade irregular pelo SUS”.

A motivação de Andrade seria negociar “a desistência da candidatura à Presidência da Câmara de seu líder político na Câmara, vereador Stefânio, a fim de que o candidato reeleito, vereador Igor, votasse a favor da aprovação das contas do exercício de 2001”, além de apoio aos seus projetos de interesse, que deveriam ser pautados e votados.

Jorge Hannas Salim, é citado pois, “por ser candidato à vice-prefeito de Nivaldo, também se beneficiou de toda a estrutura montada para reeleição”.

O filho de Nivaldo e vereador reeleito, Weriton, também utilizaria do poder político adquirido para “indicar obras, cirurgias de catarata, com o fim de se reeleger”. Ainda segundo testemunho feito por outro vereador, Dudu de Paula (Rede), à promotoria, Weriton participaria de reuniões com reeleitos, para ajudar o prefeito na articulação de apoio político em troca de benefícios administrativos.

Stefânio é investigado também por usar o cargo de vereador, e ainda de líder do governo na Câmara Municipal, para conquistar “indicações diretas para cargos comissionados ou temporários no Executivo, indicações de ruas a serem asfaltadas e negociando (ainda) a desistência de sua candidatos à Presidência” para que o outro concorrente, Igor, votasse a favor da aprovação das contas do antigo mandato de Nivaldo.

Igor Sandim, por sua vez, teria aproveitado do poder político do cargo para negociar a presidência do Legislativo, em troca de votar favorável a aprovação das contas de 2001 de Nivaldo. Consequentemente, ele teria se mantido em “destaque no Poder Legislativo” a ponto de obter mais votos e conquistar a reeleição.

João Heitor teria “à sua disposição maquinário da Prefeitura Municipal para uso nas estradas rurais”, além de poder indicar pessoas a cargos temporários na administração municipal. Ele também é citado por “utilizar-se do poder político do cargo de vereador”.

Gilberto Luiz dos Santos, também conhecido como Gilberto Lixeiro, também utilizaria do poder político de vereador, além de indicações diretas para cargos na prefeitura e de ruas a serem asfaltadas. Ele conseguiu ainda eleger seu chefe de gabinete, Edmar Abreu Rezende (PSDB), à legislatura 2021-2025.

Imprensa independente

A denúncia tomou como base as matérias publicadas pelos portais Notícias Gerais e Mais Vertentes, na segunda da semana passada (7), que mostravam como se dá o toma lá, dá cá da compra de apoio político entre o Executivo e o Legislativo de São João del-Rei.

As reportagens mostram um áudio em que o prefeito Nivaldo negocia o apoio político da vereadora eleita Mara Protetora de Animais, em troca de verbas, procedimentos do SUS e cargos na máquina pública. Ambos reconheceram a legitimidade do áudio.

Em uma matéria posterior, o Notícias Gerais noticia a denúncia do vereador Stefanio Pires de que ele próprio teria comprado o apoio político do vereador Igor Sandim par aprovar as contas do prefeito Nivaldo. Sandim nega.

A equipe do portal segue em busca de contato com os citados.

Mais informações a qualquer instante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui