Início Gerais INAUGURADO BUSTO DO PROFESSOR DELMO MARIA DA SILVA NA PISCINA OLÍMPICA DA...

INAUGURADO BUSTO DO PROFESSOR DELMO MARIA DA SILVA NA PISCINA OLÍMPICA DA EPCAR

A viúva de Delmo Maria da Silva, Geni Bruno da Costa Silva, na inauguração do busto em homenagem ao professor. Foto: Sargento Domingos / EPCAR

Seção de Comunicação Social da Epcar

No último dia 15 de outubro de 2020, Dia do Professor, a Piscina Olímpica da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), foi palco de uma tarde repleta de emoções. Nesse dia, um dos mais ilustres docentes da Escola foi eternizado ao ter seu nome homenageado na piscina, que passa a se chamar Piscina Olímpica Delmo Maria da Silva. 

A escolha do local se deu pelo fato do homenageado ter sido professor de natação na EPCAR entre os anos de 1952 e 1992. No mesmo evento, ocorreu a inauguração do busto do professor Delmo, que faleceu no dia 10 de junho de 2020, em Belo Horizonte (MG), aos 89 anos de idade e recebeu inúmeras homenagens de vários órgãos da cidade de Barbacena, além da manifestação pública de autoridades e personalidades que tiveram a oportunidade de conviver com o mesmo. 

O poder executivo municipal decretou luto oficial de três dias, quando de seu falecimento. A materialização da homenagem na EPCAR é apenas mais uma das centenas que lhe foram oferecidas na instituição. O Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes foi um dos grandes entusiastas para que esta homenagem se concretizasse, na certeza de que o trabalho desenvolvido pelo professor Delmo junto aos alunos da Nascente do Poder Aéreo, durante 40 anos, forjou o caráter de milhares de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), deixando um legado incalculável para várias gerações. 

“Com este momento, efetivamente eternizamos o nome e a imagem do Professor Delmo na EPCAR, para que continue a ser este grande exemplo para outras centenas de jovens que por aqui passarão e, também, seja uma saudosa recordação àqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo, exatamente no templo onde ele atuou, na piscina”, pronunciou o Comandante da EPCAR aos presentes. 

Devido ao atual momento pandêmico, a cerimônia contou com a presença de poucas pessoas, todas, porém, representando diferentes grupos de convívio do docente. Alunos de hoje e de ontem, comandantes atuais, amigos e, para uma pessoa presente, em especial, esta tarde fez com que as lembranças fossem revividas com muito carinho: sua esposa, Geni Bruno da Costa Silva. 

A viúva se emocionou bastante no momento da inauguração do busto, o qual ela descerrou junto com o Brigadeiro Silva Mendes, e, quando se dirigiu aos presentes, fez questão de agradecer todo o carinho da Escola com o professor. 

“Que esta piscina que agora leva o nome do “meu Rei” e o busto sejam para a juventude tão referenciada por ele, exemplos do dever cumprido com sinceridade, responsabilidade e com amor. Sintam-se abraçados fraternalmente pela amizade, consideração e cuidados com ele. Podem todos ter certeza de que ele está muito em paz”, finalizou. 

Delmo foi homenageado em várias ocasiões, havendo inclusive em sua casa, um espaço reservado para as de demonstrações de afeto, carinho e reconhecimento a tudo que ele proporcionou. Ainda assim, era avesso a estas homenagens e, na data de hoje, como disse a própria viúva, temos a certeza de que ele diria: “Ô Rei… não precisa disso, não”! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui