Início Gerais Cotidiano IDOSOS ACIMA DE 90 ANOS COMEMORAM VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM SÃO TIAGO

IDOSOS ACIMA DE 90 ANOS COMEMORAM VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM SÃO TIAGO

Dona Geny Lara de Almeida / Foto: Prefeitura de São Tiago

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Tiago

Aos 98 anos de idade, dona Geny Lara de Almeida foi uma das primeiras pessoas do grupo de idosos com mais de 90 a receber a vacina contra a covid-19 em São Tiago. Da. Geny foi imunizada nessa terça (16) e já faz planos para depois que cumprir todo o esquema vacinal.     

“Estou em quarentena desde março do ano passado, mas até hoje não me conformo de ficar trancada em casa. Assim que puder sair, quero ir ao Santíssimo (Igreja Matriz), visitar minha irmã, Lucy Lara, e passear pela praça”, planeja Da. Geny.

Embora tenha ficado um pouco receosa com os efeitos da vacina, a aposentada não pensa duas vezes em indicar o uso do imunizante depois de ter tomado a primeira dose da CoronaVac.

“A vacina foi mesmo que nada. Não senti nem a picadinha e também não tive nenhuma reação, que era o meu maior medo. Agora, já me sinto mais protegida contra essa doença”, completa Da. Geny.

Matriarca de uma família com sete filhos, 20 netos, 30 bisnetos e uma tataraneta, Da. Geny marca o tempo para poder se reunir novamente os seus. “Estou sentindo falta das visitas, da família, dos amigos. A casa era muito cheia e de repente ficou vazia”, lamenta.

Questionada se ao longo da vida já havia vivenciado algo parecido com a pandemia, Da. Geny é certeira na resposta. “Essa situação, eu só consigo compará-la às duas Guerras Mundiais, que mesmo assim estavam distante de nós”.

Gripe espanhola

Sr. Antõnio Jackson Ribeiro / Foto: Prefeitura de São Tiago

Enquanto Da. Geny compara a pandemia às Guerras, o aposentado Antônio Jackson Ribeiro, de 92 anos e também vacinado nessa terça (16), lembra de relatos da gripe espanhola. “O auge da gripe foi em 1918, dez anos antes do meu nascimento. Mas minha tia, Maria dos Anjos, foi vítima dessa doença”, conta seu Jackson, como é conhecido.

Antenado ao que o acontece no mundo, o aposentado recebeu o repórter enquanto assistia ao noticiário da TV. “Adoro ler e ver os jornais, com tanta informação, tive receio que viesse uma onda avassaladora do vírus para a nossa cidade, o que não aconteceu. Agora, mesmo vacinado, temos que redobrar os cuidados, pois há uma variante do vírus já circulando no Brasil”, enfatiza o aposentado.

Mesmo de olho nas notícias sobre as mutações do coronavírus, seu Jackson está otimista com a vacina. A favor da Ciência e contrário ao viés negacionista alardeado em diferente meios de comunicação, o aposentado afirma que o imunizante trouxe “tranquilidade” para a vida.

“Foi com muita expectativa que aguardei o dia de ser vacinado. Não tive reação alguma e sugiro que todos tomem a vacina. Aqui em casa, continuamos ansiosos pela vacina da minha esposa, Nivalda Vivas da Mata Ribeiro, de 88 anos. Ela é minha companheira de vida, com quem já sou casado há 68 anos”, declara seu Jackson.     

O casamento de seu Jackson e Da. Nivalda já rendeu ao casal oito filhos, 22 netos e dez bisnetos. Embora a quarentena tenha mudado hábitos, como ir à missa todos os domingos, que agora ele assiste pela TV, seu Jackson não perde o bom humor diante dos desafios da vida.  

“Estou de quarentena antes mesmo da pandemia. Tudo por conta da escada de 31 degraus que dá acesso aqui em casa. Em junho, completo 93 anos. O coração bate, as pernas doem, mas o problema é a escada”, brinca seu Jackson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui