Início Gerais Cotidiano GEADA CAUSA PREJUÍZOS AOS PRODUTORES LOCAIS DE SJDR E BARBACENA

GEADA CAUSA PREJUÍZOS AOS PRODUTORES LOCAIS DE SJDR E BARBACENA

Foto: Wanderson Nascimento / Notícias Gerais

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Barbacena, São João del-Rei e outras cidades da região amanheceram, nesta terça (20), cobertas por uma fina camada de gelo. Os efeitos da geada foram sentidos, sobretudo, na produção agrícola local.

Mesmo com o alerta da frente fria, a agricultora familiar Fabiana Jacques, de São João del-Rei, foi pega de surpresa pelo frio e pela geada. Ela conta, à reportagem, que já teve alguns prejuízos registrados na última madrugada.

“A gente logo cedo fez o uso da irrigação para tentar lavar e tirar o ‘frio’ das plantas, mas algumas coisas acabaram queimando. O chuchu queimou por cima, a gente vai ter um certo prejuízo até ele rebrotar”, conta a agricultora.

Produtora de olerícolas e frutas de época de forma agroecológica, ela conta também que uma outra forma utilizada pelos produtores da agricultura familiar para tentar minimizar os prejuízos causados pelo frio é forrar a plantação com tambores para aumentar a temperatura.

Já para os grandes produtores, é muito difícil tentar minimizar esses estragos, visto que a alternativa de cobrir a produção – em estufas ou outros – requer um investimento financeiro muito alto, segundo o presidente do Sindicato Rural de Barbacena e secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato Laguardia.

Ele conta que o frio e a geada têm impacto muito grande e negativo em todas as culturas de produção como o leite, por exemplo. “Quanto está muito frio, a vaca não bebe água e consequentemente não produz leite (…) e também as pastagens secam todas”, descreve.

Além da produção de leite, as plantações de hortaliças e frutas são significativamente atingidas.

“Vai haver uma diminuição de produção e, em consequência disso, um aumento nos preços”

– afirma o secretário de Agricultura de Barbacena, Renato Laguardia.

Previsão do tempo

Segundo um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São João del-Rei e outras 85 cidades mineiras podem registrar geadas na manhã desta quarta (21).

De acordo com a previsão do Climatempo, São João del-Rei deve registrar mínima de 6ºC no início da manhã e Barbacena, 5º.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui