Início Cultura FOTÓGRAFOS DE SJDR PARTICIPAM DE MOSTRA ON-LINE INTERNACIONAL

FOTÓGRAFOS DE SJDR PARTICIPAM DE MOSTRA ON-LINE INTERNACIONAL

Quarentena Poética. Foto: Thais Andressa.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) tem três representantes na Exposição Internacional Virtual Chinelagem, da Editora Nômade, são eles: a fotógrafa Thais Andressa, egressa do curso; Rafael Nascimento, aluno da instituição, e Marcius Vinicius Barcelos, que atua como técnico no Laboratório de Processos Fotográficos na instituição.

Após se inscreverem em uma convocatória, os três foram selecionados, individualmente, para participar da exposição. A editora responsável pela mostra define o projeto como “um espaço de resistência e fruição de sensibilidades pela situação da arte contemporânea em nosso momento pandêmico”. 

A exposição “Chinelagem” conta com a participação de artistas de diversos locais do mundo e buscou reunir trabalhos que remetem a condição humana de enfrentar situações precárias, como a pandemia. 

À reportagem, Thais Andressa conta que tem desenvolvido, durante a quarentena, uma série inspirada em literatura, principalmente poesia, e com foco no cotidiano. A série tem como título “Poéticas do Cotidiano”. Em junho de 2020, ela participou da série Galeria Virtual, publicada pelo Notícias Gerais.

“Escolhi cinco imagens que apresentam uma narrativa. A série toda é em preto e branco e, de certa forma, expressa sentimentos de angústia, fragilidade e uma reflexão sobre o tempo de incertezas que estamos vivendo”, descreve.

Para a fotógrafa, exposições como essa são uma oportunidades de divulgação dos trabalhos, possibilitando trocas de experiências e conhecimento de outros artistas. “Vejo a oportunidade, como uma maneira de fortalecimento de nossos projetos e também como forma de motivação, para que possamos ir construindo nossos portfólios e nossas bagagens artísticas”, diz Thais.

O fotógrafo e técnico de laboratório da UFSJ revela que ficou surpreso com a seleção para a mostra – uma vez que decidiu ousar um pouco mais no material enviado. “Foi uma série que eu fiz, rápida, em um dia que levei minha bicicleta, que furou o pneu, para consertar […]. A câmera que eu estava era uma de 5 megapixel de um Ipod – isso prova que não é tanto a resolução que constrói a imagem”, destaca Barcelos.  

Para ele, é uma satisfação poder contribuir com a formação de novos fotógrafos, como foi o caso da Thais e do Rafael. “Para mim foi muito prazeroso estar participando da exposição junto com eles”, afirma. 

Já Rafael Nascimento acredita que a mostra salientou a importância da Universidade Federal de São João del-Rei UFSJ no cenário local, nacional e internacional. Ele cita que foi atraído para a mostra diante da possibilidade de apresentar um trabalho mais artístico e sem todas as restrições das fotografias mais comerciais – que têm um objetivo mais claro e por isso, na maioria das vezes, são mais engessadas. 

A série de fotografias de Rafael foi voltada para a captura de uma rotina de autocuidado que, segundo ele, muitas pessoas passaram a fazer mais durante o período de isolamento. “Cuidar da pele, da aparência, trazer para esse corpo que está sofrido, que está aprisionado, algum conforto e algum cuidado”, relata o fotógrafo. 

Serviço

A mostra está em exposição até o dia 15 de abril. Confira a exposição aqui

A Exposição Internacional Virtual Chinelagem tem curadoria de Adriane Rodrigues Corrêa, Tatiana Duarte e Thiago Rodeghiero. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui