Início Gerais Cotidiano EXAMES DÃO NEGATIVO PARA SEIS CASOS SUSPEITOS EM SJDR; ATRASO NA ENTREGA...

EXAMES DÃO NEGATIVO PARA SEIS CASOS SUSPEITOS EM SJDR; ATRASO NA ENTREGA DOS RESULTADOS ANGUSTIA PACIENTES

André Frigo
Notícias Gerais

Os resultados dos exames de seis dos sete pacientes suspeitos de estarem contaminados por coronavírus em São João del-Rei deram negativo, de acordo com o boletim número 4 da Vigilância Epidemiológica do município, emitido nesta terça (17). A demora da chegada dos resultados dos exames, que em alguns dos casos chegou a dez dias, causou ansiedade e apreensão entre as três mulheres (uma criança e duas adultas) e os quatro homens (todos adultos) que estavam em quarentena em suas casas.

CM, de 33 anos, chegou da Itália no dia 25 de fevereiro e permaneceu em Belo Horizonte até o dia 1º de março, quando veio para São João del-Rei. No dia 8 de março, CM procurou a UPA com sintomas de uma gripe leve. Após os exames, os enfermeiros tranquilizaram-no, mas informaram que seria necessário aplicar os protocolos do Covid-19. Foi colhido material para ser enviado a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e ele foi colocado em quarentena.

Todos os exames para a detectar o Covid-19 em Minas Gerais estão sendo realizados no laboratório da Funed. Segundo o boletim do Centro de Operações de Emergências em Saúde – Coesminas – Covid-19, dos 511 casos investigados apenas de 91 foram divulgados resultados, sendo seis casos positivos e 85 descartados. Isso representa somente 17,8% dos exames encaminhados. Até o fechamento dessa edição, a Fundação Ezequiel Dias não havia respondido aos questionamentos sobre a demora da entrega dos resultados.

Angústia da espera

Desde o momento que foi colocado em quarentena, CM não saiu mais de casa e não teve mais contato direto com parentes e amigos. Segundo o paciente, os primeiros dias passaram tranquilos. “Eu melhorei dos sintomas da gripe. Porém, como passar do tempo e sem o resultado sair, os dias estavam começando a ficar psicologicamente tensos. A maior dificuldade era não saber quando o resultado iria sair”, relata.

Enquanto esteve de quarentena, CM foi monitorado no dia a dia e recebeu toda assistência da Secretária de Saúde de São João del-Rei. “A enfermeira que fazia o monitoramento foi muito atenciosa e qualquer dúvida que eu tinha a resposta não demorava a chegar. A única resposta que demorou a chegar foi a notícia do resultado”, desabafa.

A angústia terminou nesta terça quando foi comunicado do resultado negativo para Covid-19. “A sensação foi de liberdade. Não fiquei tão preocupado por ter pegado o Covid-19 porque tomei muitas precauções desde quando entrei no primeiro ônibus na Itália até chegar no Brasil. Mas por ter tido contato com algumas pessoas antes de entrar em quarentena e devido como a doença está se desenvolvendo no país, poder dizer às pessoas que ficaram perto de mim que o resultado saiu negativo me livrou de um peso” comemora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui