Início Cultura Agenda EVENTO TEATRAL INFANTIL DIVULGA GRUPOS E ESPETÁCULOS PARTICIPANTES

EVENTO TEATRAL INFANTIL DIVULGA GRUPOS E ESPETÁCULOS PARTICIPANTES

Espetáculo “Juvenal, Pita e o Velocípede”. Foto: Renato Mangolin

Assessoria de Imprensa

A edição de 2021 do Festival de Teatro Infantil (Festin) terá apresentações de artistas de vários estados. Como a edição será totalmente online, ficou mais fácil prestigiar o trabalho de grupos e profissionais individuais renomados, com histórico de apresentações premiadas e muita história boa pra contar.

As apresentações serão realizadas entre os dias 1º e 6 de junho, e as crianças poderão participar de qualquer lugar com uma conexão com a Internet: basta acessar nossos canais no YouTube, Facebook e Instagram, ou baixar o aplicativo, criado exclusivamente para o evento.

Abaixo, segue um breve resumo sobre cada grupo e espaetáculo que estão na programação:

Achadouros – Teatro para Bebês

Foto: Diego Bresani

Apresentação no dia 1º de Junho

Criadouros é um coletivo de criação cênica brasiliense formado por Caísa Tibúrcio, Marcelo Augusto, Nara Faria, Pedro Caroca e dirigido por José Regino. “Achadouros – Teatro para Bebês” é um espetáculo criado em um ambiente poético-teatral, que explora a linguagem não verbal e o conceito de ressignificação de objetos cotidianos — foi criado a partir do estudo do universo infantil ambientado em uma creche.

O objetivo do espetáculo é despertar a consciência ambiental e a reavaliação de uma cultura pautada no consumismo descartável, por meio de uma reflexão poética sobre a chegada do ser humano ao mundo, sua capacidade transformadora e criativa.

Show de Palhágica

Foto: Mateus Cândido

Apresentação no dia 2 de Junho

Show de Palhágica é uma experiência encantadora e emocionante, que resgata a tradicional e milenar arte do circo associada ao teatro. O monólogo é o primeiro espetáculo solo de Galileu Henrique Costa Fontes, artista brasiliense que já apresentou a peça em mais de 200 eventos. A peça mistura as linguagens do circo e do teatro, e explora mágica, técnicas de mentalismo, ventriloquia, improviso, contação de história e palhaçaria em um verdadeiro show de variedades para todas as idades! 

Um Golinho Só

Foto: Thaís Orsi

Apresentação no dia 3 de Junho

A Cia Cornucópia de Teatro é formada por Míriam Fontana, Adriana Scannavez, Cinthia Vendruscolo, Fábio Evangelista,Thomaz Féres e dirigida por Dino Bernardi. O grupo tem o objetivo de expressar conteúdos essenciais do ser humano enquanto sujeito cultural, por meio da música, das distintas linguagens teatrais, das artes plásticas e visuais para compor suas encenações — 16 obras com passagens por notórios Festivais do país.

Um Golinho Só traz a poesia e o lúdico para tratar da temática da água sob uma reflexão contemporânea utilizando recursos híbridos como o teatro narrativo e o teatro de bonecos, além da música e do flerte com elementos do imaginário popular. 

Em Busca do Snark Invisível

Foto: Paula Tonelloto

Apresentação no dia 4 de Junho

Magnólia Cultural é um grupo teatral criado em 2013 e formado por Rodrigo Ferreira de Andrade Morais, Danilo Barbosa Martins, Larissa Carneiro da Silva, Wilson Walmick Holanda Campos Filho, Lucas Sancho Belmino.

O espetáculo Em Busca do Snark Invisível é inspirado no poema A Caça ao Snark, do escritor inglês Lewis Carrol, e discute os diferentes tipos de medo e a valorização da singularidade do indivíduo em uma expedição náutica em busca do Snark, uma criatura imaginária singular. A aventura conta com muita música e interação, para que os espectadores descubram coisas novas sobre o mundo e sobre eles próprios.

Casulo

Foto: Reprodução / YouTube

Apresentação no dia 5 de Junho

A Cia Arte-Móvel de Teatro nasceu no ano de 2009 em busca de sintonia com a contemporaneidade, por meio de investigações e reflexões acerca de importantes temas que assolam a humanidade. O grupo, formado por Bruna de Oliveira, Helton Carlos, Lays Lopes Ramires, Otávio Lourenço Delaneza e Vinícius Souza Pestana ressalta a expressividade por meio da poesia, da metáfora e da simbologia, e mistura várias linguagens para tornar o teatro uma ponte para afetos e autoconhecimento.

Casulo é uma obra teatral poética e delicada. A peça é uma reflexão sobre a tênue linha da vida, um convite à emoção e ao que há de mais sincero e onírico dentro de nós. 

Juvenal, Pita e o Velocípede

Foto: Renato Mangoli

Apresentação no dia 5 de Junho

Pandorga Companhia de Teatro e Pita Produções agrega valor ao monólogo “Juvenal, Pita e o Velocípede” com a participação de vários parceiros e profissionais nos bastidores do projeto artístico centrado no trabalho do ator Eduardo Almeida. 

No diálogo entre as diversas disciplinas artísticas e na investigação de temas urgentes no teatro para a infância e juventude, o espetáculo propõe uma perspectiva autoral e contemporânea para todos os públicos por meio do resgate de memórias da infância. 

A peça tem direção de Cadu Cinelli e texto de Cleiton Echeveste. Juvenal, Pita e o Velocípede busca despertar a curiosidade do público infanto-juvenil por outras infâncias possíveis, apontando para a diversidade e a riqueza da experiência humana em diferentes tempos e gerações.

Memórias de um Quintal

Foto: Elmo Gomes

Apresentação dia 6 de Junho

A Insensata Cia de Teatro surgiu em 2009 com a união de atores formados pelo Teatro Universitário da UFMG. 
No premiado espetáculo Memórias de um Quintal, Cleuves Emanuel Freire Dias, Brenda Campos Oliveira Freire, Claudio Marcio de Lima, Dario Marques e Davds Lacerda desassociam o público infantil dos clichês, especialmente os finais felizes tradicionalmente vistos nos contos de fadas. Com essa abordagem fora do lugar-comum e sem deixar a alma e a poesia teatral de lado, a peça destaca memórias que remetem ao verdadeiro encantamento da infância.

A programação do evento é totalmente gratuita e as informações estão disponíveis no site oficial da Inovità, Instagram, Facebook e YouTube. Os interessados também podem baixar o aplicativo oficial do evento! O app é gratuito e compatível com o sistema operacional Android, e em breve, será disponibilizado também para iOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui