Início Gerais Cotidiano ESTUDANTES, TÉCNICOS E PROFESSORES DA UFSJ RECHAÇAM RETOMADA DAS AULAS EM 17/8,...

ESTUDANTES, TÉCNICOS E PROFESSORES DA UFSJ RECHAÇAM RETOMADA DAS AULAS EM 17/8, CONFORME APONTADO PELA UFSJ

Foto: divulgação / Ascom UFSJ

Redação
Notícias Gerais

Em nota conjunta publicada nesta sexta (17), estudantes, técnicos-administrativos e professores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) rechaçam a retomada das aulas no dia 17 de agosto, de forma remota e emergencial, conforme apontado pela instituição.

“O debate sobre a adoção de atividade remota emergencial deve ser norteado pelo princípio da preservação da vida humana, pelo debate democrático e paritário, pautado na perspectiva de coibir toda forma  de discriminação e assédio e também no princípio da defesa dos trabalhadores”, afirmam as três categorias da comunidade acadêmica.

No documento, as entidades representativas dos estudantes, técnicos e docentes explicam que cada categoria produziu pautas com suas demandas específicas, mas as apresentadas na nota conjunta são comuns a todas elas e, portanto, devem ganhar força no debate interno da instituição.

Dentre elas, consta a suspensão das atividades presenciais pelo menos até dezembro deste ano, sendo mantidas apenas as atividades essenciais, conforme diretrizes publicadas pelo MEC.

“Entendemos que somente atividades presenciais consideradas essenciais devam acontecer na instituição, não sendo possível a implementação de um modelo de atividade remota que gere demanda de deslocamento dos servidores, docentes e TAEs, e/ou estudantes aos campi da universidade”, diz a nota.

Constam ainda a garantia de paridade entre as três categorias para definição do cronograma, de forma que uma não possa se impor as demais, a regulamentação do trabalho emergencial remoto para que os servidores saibam exatamente quais são as funções e cargas horárias de cada um e garantia de acessibilidade a todos os estudantes, especialmente àqueles sem acesso à internet.

Congregação

Em reunião, realizada na tarde desta sexta (17), a Congregação da UFSJ apresentou a comunidade acadêmica o documento final, com os cenários possíveis e diretrizes apontadas, para o futuro da universidade. Agora, o documento será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), órgão deliberativo, que decidirá sobre o rumo das atividades na instituição.

O reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade, informou que a próxima reunião do conselho deve acontecer na quarta (22).

Segundo ele, no entanto, uma decisão final não deve ser tomada em um único encontro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui