Início Cultura ESTUDANTE DA UFSJ COMPÕE ÓPERA SOBRE FAMÍLIA DE IMIGRANTES ITALIANOS NO BRASIL

ESTUDANTE DA UFSJ COMPÕE ÓPERA SOBRE FAMÍLIA DE IMIGRANTES ITALIANOS NO BRASIL

Matheus Lopes (camisa vermelha), na apresentação da ópera que compôs. (Imagem: Frederico Lisboa)

Frederico Lisboa
Especial para o Notícias Gerais

Mozart, Verdi, Wagner? Nada disso. O nome dele é Matheus Lopes, 24 anos, estudante de canto lírico no curso de Música da UFSJ. Ele é o autor da ópera Benção do Addio, executada na última quarta (12) por alunos do curso e músicos convidados, sob a regência do professor Modesto Flávio.

O drama se passa no final do século XIX e conta a história de uma família de imigrantes italianos cujo pai faz um pacto macabro em troca de riquezas na terra nova. Além de São João del-Rei, o concerto já foi apresentado em Lavras, no ano passado, e percorrerá outras cidades de Minas Gerais, em 2020.

Em seus dez anos de instituição, Modesto Flávio conta que é a primeira vez que um estudante do curso cria uma obra completa do gênero. Para o maestro, a iniciativa do aluno é fértil para seus colegas e para a comunidade.

“Estimula outros que têm interesse e não se sentem confortáveis para produzir algo assim e mostra que ainda é possível fazer esse tipo de música em pleno século XXI”, disse o professor, que também atua como regente da Lira Sanjoanense, a orquestra em atividade mais antiga das américas.

Vídeo: Frederico Lisboa

‘Sempre da música’

A composição da Benção do Addio surge da confiança e teimosia de Matheus. Antes de entrar na UFSJ, disseram que ele nunca cantaria em uma ópera renomada pois é muito difícil e o mercado é fechado. “Se eu não posso cantar em uma ópera renomada, escrevo uma para eu cantar”, conta o compositor. 

Além disso, a oportunidade de fazer uma ópera no interior de Minas Gerais contribui para a popularização do gênero. “Se temos um curso de música na cidade, com pessoas vivendo aqui, por que não montar uma ópera e entregar para a sociedade?”, questiona o autor da obra.

Ato de resistência

Matheus Lopes tem 24 anos e nunca fez outra coisa senão música. Natural de Conselheiro Lafaiete, iniciou os estudos na área aos 9 anos de idade, em São Brás do Suaçuí. Antes de ingressar no curso de canto lírico na UFSJ, em 2018, formou-se em oboé no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. “Sempre fui da música, nunca fiz outra coisa” afirmou o autor da ópera.

Com boa vontade dos músicos, financiamento a partir de vaquinha online e do famoso “chapéu”, Matheus acredita que a criação de uma ópera a partir da Universidade é uma demonstração de resistência aos constantes ataques do governo federal ao ensino público.

“Não estamos aqui para fazer o que eles dizem que estamos fazendo. A gente está estudando, fazendo nosso curso e ao mesmo tempo entregando um produto para a sociedade. Esse é o nosso maior objetivo”, afirma o compositor.

A ópera está sendo executada em sua versão “pocket” (curta). Os concertos com a obra completa começam a partir de junho. Ainda no formato reduzido, a Benção do Addio tem apresentação marcada para o dia 26 de abril, em Resende Costa. Nazareno, Juiz de Fora e Viçosa são cidades que também devem receber o concerto até junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui