Início Gerais Cotidiano ESPÍRITAS DESENVOLVEM SITE PARA ACOLHIMENTO E PASSE À DISTÂNCIA

ESPÍRITAS DESENVOLVEM SITE PARA ACOLHIMENTO E PASSE À DISTÂNCIA

Foto: reprodução

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Toda semana, de segunda a sexta-feira, de 19h às 19h15, os idealizados do espirita.info oferecem o “passe à distância” em uma sala virtual. Um dos fundadores do site, o médico Ricardo Baesso de Oliveira, morador de Juiz de Fora, explica que o passe espírita é uma modalidade de atividade espiritual que os Centros Espíritas oferecem.

“A gente acredita que todos nós emitimos um tipo de energia, que o Kardec chamou de ‘fluido espiritual’, e essa energia pode ser transferida de uma pessoa para outra. Então, as pessoas que estão com boa saúde, que tem o desejo sincero de ser útil ao seu semelhante, ao fazerem uma prece, eles podem pedir, pedir a Deus, que as suas energias sejam transferidas para outras pessoas”, esclarece.

Ricardo Baesso. Foto: arquivo pessoal

Estudioso do espiritismo, Baesso conta que a ideia de criar o site surgiu dos membros de um grupo de estudo presencial, do qual ele participa, que, com a pandemia da Covid-19, migrou para as plataformas digitais. O site conta com seis cofundadores e, além do passe à distância, eles oferecem reuniões para acolhimento fraterno de pessoas com dificuldades, cursos online e grupos de estudos.

Um novo grupo de estudos online, inclusive, terá início no próximo dia 19. As reuniões irão acontecer sempre às segundas, às 19h30.

“A gente vai estudar a questão espiritual na literatura de educadores muito conceituados, começando por Paulo Freire. É aberto ao público, porém mais direcionado a pessoas que trabalham na área da educação”, destaca Baesso.

Ele ressalta também que os Centros Espíritas já estavam provendo algumas palestras online, alguns grupos de estudos que já existiam de forma presencial mudaram para as plataformas digitais e que por isso não houve tanta dificuldade de adaptação dos membros da comunidade ao uso mais intenso da tecnologia. O médico afirma que o “passe online” já era disponibilizado em outros lugares do país, mas nada na região.  

 “O site surgiu como uma necessidade de a gente estar junto, os espíritas, de estudarmos e de oferecer também um conforto a pessoas que estão impossibilitadas de ir ao Centro. Foi criado como uma resposta a necessidade de a gente fazer alguma coisa no campo da espiritualidade, na medida que os Centros Espíritas estavam fechados”, declara.

Pandemia

Desde março os Centros Espíritas estão fechados, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e dos governos. Mesmo com a flexibilização das atividades de culto, o movimento espírita está esperando uma maior flexibilização das restrições para poder retomar com as atividades presenciais. A decisão é justificada pelas dificuldades que os Centros Espíritas teriam de cumprir as restrições impostas.

Presencialmente, o passe é realizado de forma individual, com a imposição das mãos sobre o paciente. O processo dura cerca de trinta segundos.

“O que nós estamos inaugurando é esse passe virtual à distância, que Alan Kardec já admitia com outro nome. Kardec chamava de magnetização mental, ou seja, a distância, a gente pensando na pessoa que a gente quer beneficiar, a gente pode encaminhar para ela uma corrente dessas energias, não necessariamente estando próximo a ela”, explica Baesso.

Nas reuniões do passe virtual, ocorre também uma pequena leitura e comentário de passagens do Livro Vida Feliz. O objetivo é promover um momento de ligação entre os participantes e o mundo espiritual.

Pós-pandemia

Os idealizadores pretendem continuar com o espirita.info mesmo após o fim da pandemia da Covid-19 e do distanciamento social, inclusive oferecendo o passe à distância. Para eles, essa é uma forma de ajudar a todas as pessoas que enfrentam algum tipo de dificuldade de locomoção aos Centros Espíritas.  

1 COMENTÁRIO

  1. Olá bom dia sou de São João Nepomuceno MG e gostaria de receber e participar do passe a distancia desde já agradeço e fiquem com Deus meu zap. 999961248

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui