Início Gerais Cotidiano EMPRESÁRIOS COBRAM REATIVAÇÃO DOS LEITOS CLÍNICOS PARA COVID-19 EM SJDR

EMPRESÁRIOS COBRAM REATIVAÇÃO DOS LEITOS CLÍNICOS PARA COVID-19 EM SJDR

Foto: reprodução

Redação *
Notícias Gerais

Um grupo independente de comerciantes, com o apoio do Sindcomércio, realizará na próxima sexta-feira (29), a partir das 14h, uma manifestação em favor da reativação dos leitos clínicos para tratamento da Covid-19 nas casas de saúde da cidade.

Segundo dados das secretarias de Saúde da região, Lavras possui 38 leitos de UTI e 40 leitos clínicos; Barbacena possui 30 leitos de UTI e 43 leitos clínicos e São João del-Rei possui 40 leitos públicos de UTI e nenhum leito clínico.

Isso quer dizer que todo paciente que der entrada com algum sintoma de UTI na Santa Casa ou no Hospital é encaminhado diretamente para a UTI, o que causa uma sobrecarga e aproxima ainda mais a saúde da cidade de um colapso.

São João del-Rei possui 48 leitos de UTI para Covid-19, sendo 40 públicos e 8 particulares. Até a data de hoje, conforme o boletim epidemiológico, 40 estavam ocupados. No entanto o boletim não informa quantas internações estão em leitos públicos e quantas estão em leitos privados. Isso gera uma taxa de ocupação de 83,3% considerando também os leitos particulares.

A concentração da manifestação, denominada “São João del-Rei pela Vida”, se dará nas proximidades do coreto e a passeata seguirá rumo a sede do Ministério Público, no final da Avenida Oito de Dezembro, passando antes pela Prefeitura Municipal.

São João del-Rei é responsável pelo atendimento de pacientes de 20 municípios da microrregião com população total de mais de 250 mil habitantes.

  • Com informações do Sindcomércio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui