Início Gerais Brasil EMPRESA SE RECUSA A VEICULAR CAMPANHA CONTRA BOLSONARO

EMPRESA SE RECUSA A VEICULAR CAMPANHA CONTRA BOLSONARO

Redação *
Notícias Gerais

A empresa Mural Outdoor, de São João del-Rei, se recusou a veicular uma campanha contra a reforma administrativa do governo Bolsonaro, proposta pela Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (ADUFSJ – Seção Sindical), Sindicato dos Servidores da UFSJ (Sinds-UFSJ) e Subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação em São João del-Rei e Região (SindUTE SJDR).

A peça publicitária trazia a figura do presidente Jair Bolsonaro na arte e o motivo alegado para a recusa foi que a empresa não veicula campanhas que usem fotografias de pessoas públicas, para evitar possíveis retaliações. Os sindicatos, porém, suspeitam que a verdadeira razão seja o alinhamento político com o modelo de estado mínimo defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da economia, Paulo Guedes.

Em julho de 2019, o Sinds-UFSJ já havia enfrentado o mesmo problema quando tentou contratar, com a mesma empresa, espaço para veiculação de um outdoor que questionava os parlamentares da região sobre qual seria o voto de cada um deles em relação à reforma da previdência, outra pauta neoliberal que mobilizou o governo Bolsonaro. A peça publicitária não apresentava conteúdo agressivo. Mesmo assim foi vetada.

Imagem: Arquivo Sinds

Dois pesos, duas medidas

Os sindicatos alegam que quem circulou por São João del-Rei na semana do dia 11 de julho pode conferir, em uma placa de outdoor instalada na Ponte da Biquinha, a figura do hoje deputado Aécio Neves (PSDB-MG) estampada em uma campanha patrocinada pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia. O objetivo era homenageá-lo por cumprir sua obrigação: destinar verbas públicas para a saúde.

No dia 11 de dezembro do ano passado, quem passou pela Avenida 8 de Dezembro também pode testemunhar a presença de duas outras figuras públicas estampadas em outro outdoor. Curiosamente, uma delas era o próprio presidente Jair Bolsonaro, ao lado do seu ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. A diferença é que a campanha em questão era favorável ao presidente.

Consenso forjado

Os sindicatos que promovem a campanha esclarecem que decidiram denunciar a censura por considerarem inadmissível que, em uma sociedade dita democrática, a liberdade de expressão seja direito de apenas um grupo do espectro político.

Para a presidenta da ADUFSJ, Maria Jaqueline Grammont, o objetivo desta censura, praticada veladamente, é fazer as pessoas acreditarem que não há posições contrárias à reforma administrativa e, assim, deixar passar a ideia de que ela será positiva para o Brasil. “Isso é mais uma mentira, essa reforma não só afeta a vida dos servidores públicos, mas também a de todo o trabalhador que depende do SUS, do posto de saúde, do hospital público e que sonha com uma universidade pública para seus filhos e netos”, sustenta.

Segundo a presidenta, na mídia brasileira não há espaço para o contraditório, não há espaço para uma visão contrária à reforma da administrativa, porque tanto a mídia como os poderes estão a serviço dos interesses dos grande empresários sanguessugas que pretendem aumentar seus lucros com o repasse do dinheiro público arrecadado do salário do trabalhador, que é quem realmente paga impostos, incluindo o servidor público, direto para os cofres privados.

“Por isso, é um absurdo que empresários da mídia local queiram silenciar os trabalhadores que estão legitimamente lutando para que todos saibam a quem serve de fato as reformas que estão sendo conduzidas ardilosamente no Congresso Nacional”, denuncia ela.

Censura nunca mais

A coordenadora de Comunicação Sindical do Sinds, Isabel Pacheco, denuncia que essa empresa que se nega a prestar o serviço contratado pelos Sindicatos sabe que os sindicatos têm como objetivo trazer a população para o debate democrático e promover o entendimento desses cidadãos sobre as reformas neoliberais propostas pelo governo e sobre os impactos terríveis na vida de cada brasileiro.

“Assim como sabemos que é do bolso dessa mesma população, que trabalha de sol a sol, que saem os milhões de reais que o governo Bolsonaro investe em marketing para maquiar o que está por trás de cada reforma: o desmonte do Estado, o fim do serviço público gratuito brasileiro, o fim da educação e saúde pública, da previdência social, o fim de serviços que ainda restam para assegurar o mínimo de dignidade ao povo brasileiro. Precisamos nos unir para lutar pela melhoria e ampliação desses serviços, nunca pelo seu fim”, acrescenta ela.

A coordenadora da Subsede do Sind-UTE de São João del-Rei e Região, Maria Goretti Ramos, ressalta que censura com combina com democracia. “Conquistamos com sangue e suor a democracia no Brasil. O que um grupo pequeno de empresários com poder de São João del-Rei tem feito remete aos piores tempos de nossa história recente”, afirma.

“O aumento da repressão e do autoritarismo do governo federal e de seus aliados deve ser combatido com luta e mobilização. Não vamos nos silenciar, pelo contrário, as nossas vozes vão ganhar eco diante de mais este ataque à liberdade de expressão”, acrescenta ela.  

Fenômeno nacional

A censura aos conteúdos de crítica ao presidente Jair Bolsonaro e seu espectro político tem se mostrado um fenômeno antidemocrático e preocupante registrado em outras regiões do país, como atesta matéria publicada pelo ANDES – Sindicato Nacional, sobre a mesma recusa de empresas que operam em nove capitais do país de veicularem campanhas contra políticas de Bolsonaro.

O portal Congresso em Foco também noticiou o ataque de um grupo bolsonaristas, armado de uma motosserra,  a um outdoor contrário ao governo instalado em São Gabriel D´Oeste, em Mato Grosso do Sul. A peça publicitária acabou sendo coberta com uma lona preta.

Outro lado

A reportagem do Notícias Gerais tentou contato com os responsáveis pela empresa Mural desde a tarde desta segunda (19), mas até o fechamento desta matéria, às 20h, não obteve retorno.

* Com informações das assessorias de comunicação da ADUFSJ e do Sinds-UFSJ

* Atualizada – 21/10 – 16h05: nesta quarta (21), a empresa enviou uma nota ao Notícias Gerais, na qual afirma que não possui alinhamento político.
Confira no link disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui