Início Gerais EM CARTA ABERTA AO CONGRESSO E À NAÇÃO, ENTIDADES MUNICIPALISTAS PEDEM SUSPENSÃO...

EM CARTA ABERTA AO CONGRESSO E À NAÇÃO, ENTIDADES MUNICIPALISTAS PEDEM SUSPENSÃO DAS ELEIÇÕES 2020

Foto: Reprodução

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em uma carta aberta dirigida ao Congresso Nacional e à nação brasileira, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com a Associação Mineira de Municípios (AMM), o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e as entidades estaduais e microrregionais de municípios, solicita a não realização da eleições municipais de 2020. 

No documento, assinado pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi, é requerido “em nome da democracia e do Estado de Direito que precisa ser preservado, bem como, do direito à vida, a não realização das eleições municipais no corrente ano e que em decorrência disso seja considerada a posição histórica do Movimento Municipalista Brasileiro no sentido da unificação dos mandatos com a realização de uma eleição geral em 2022”.

A CNM afirma que o assunto foi discutido na reunião de seu Conselho Político, que ocorreu no dia 25 de maio. 

Entre os argumentos apresentados para a suspensão das Eleições 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, está a possível alta no número de pessoas que não compareceria para votar e a impossibilidade dos candidatos realizarem suas campanhas fora dos meios eletrônicos. “O risco para a democracia é gravíssimo já que a participação popular será tolhida pelo medo da infecção, pelo desconhecimento das plataformas políticas e até mesmo dos candidatos”, cita a carta. 

O documento levanta também um estudo divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aponta que 55 países já adiaram as eleições devido a pandemia.

O documento completo pode ser conferido aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui