Início Gerais Política ELEIÇÕES 2020: POR QUE O TEMPO DE PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E...

ELEIÇÕES 2020: POR QUE O TEMPO DE PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV É DIFERENTE PARA CADA PARTIDO?

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

Na última sexta (9) as emissoras de rádio e TV do Brasil passaram a veicular o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Com duração de dez minutos, em 2020, ele é exibido de segunda a sábado.

Desde 2016, o bloco principal da transmissão é exclusivo para os candidatos ao Executivo municipal. Os candidatos ao posto de vereador também podem realizar suas campanhas por meio destas mídias – rádio e TV – durante outros horários da programação em inserções que podem durar até 60 segundos. Estas inserções, por sua vez, também podem ser exibidas no domingo.

Entenda a regra

Respeitando as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada partido possui um tempo diferente de propaganda. Uma parte dos minutos reservados são distribuídos conforme a representação dos partidos da coligação na Câmara dos Deputados: logo, os candidatos cuja coligação tiver mais deputados eleitos irão ter um tempo de propaganda eleitoral mais extenso.

Além disso, outra parte do horário eleitoral – 10% de todo o tempo disponível – é distribuído igualmente entre todos os partidos políticos participantes da eleição. 

Contudo, alguns partidos, mesmo aqueles com representantes na Câmara dos Deputados, não terão nenhum tempo de propaganda eleitoral: isto acontece porque, segundo a Constituição Federal, as legendas devem receber ao menos 1,5% dos votos válidos nas eleições de 2018 ou eleger nove candidatos distribuídos -em no mínimo um terço das unidades federativas (estados e distrito federal) – para conseguirem ter acesso ao horário eleitoral gratuito.

Eleições 2020 no NG

Conforme citado no editorial publicado, a cobertura jornalística da corrida eleitoral é apartidária e, em todos os blocos de entrevistas, todos os candidatos serão convidados a apresentarem suas propostas e ideais, independente do partido.

Os nomes não são obrigados a aceitarem os convites, mas são informados que os leitores saberão caso optem por não participar de alguma entrevista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui