Início Gerais Política ELEIÇÕES 2020: CONFIRA AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS DE SJDR PARA O DAMAE

ELEIÇÕES 2020: CONFIRA AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS DE SJDR PARA O DAMAE

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

O Notícias Gerais entrou em contato com todos os candidatos à Prefeitura de São João del-Rei para ouví-los sobre as respectivas propostas para o Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae): alvo constante de críticas por parte da população são-joanense.

Os interessados em ocupar o Poder Executivo local apontam a má gestão e a falta de investimentos como os maiores problemas do departamento. A antiga rede de distribuição também foi citada durante as entrevistas.

Confira as respostas e propostas de cada candidato, em ordem alfabética.

CABO ZANOLA – PSC – 20

Foto: TSE

Membro da coligação “Novo tempo” – que traz o nome de Julio do EAC como candidato a vice – Cabo Zanola afirma, em entrevista ao NG, que o principal problema do Damae é a gestão. O candidato propõe manter o departamento como uma autarquia, mas pretende “retirar por completo a política de dentro dele”.

Zanola ainda planeja nomear um gestor público de formação para gerenciar o Damae e diz que dará autonomia e liberdade para este profissional fazer as modificações necessárias no departamento.

Outra proposta do candidato é criar oportunidades para que servidores efetivos ocupem os cargos comissionados estratégicos e, deste modo, fazer eles “compartilharem suas experiências e melhorando (assim) os resultados”.

JANAINE FERREIRA – PSTU – 16

Foto: TSE

Encabeçando a chapa pura, constituída ainda por Cláudio Guimarães – também do PSTU -, Janaine declara que o problema da falta de água em São João del-Rei está relacionado a rede de distribuição: “a gente perde muita água, nossa rede de distribuição é muito antiga’, afirma.

Para Janaine, o Damae passa por um processo de sucateamento: “ele (o departamento) tem poucos profissionais concursados efetivos. O Damae tem poucos equipamentos, que o pessoal está usando na execução do serviço”, cita.

As propostas da candidata envolvem ainda a aplicação de “recursos da prefeitura para resolver os problemas da cidade”. Segundo ela, no ano de 2019, o município teve superávit de R$11 milhões. A candidata propõe, então, utilizar esses recursos para investir em obras públicas. 

JÂNIA COSTA – PTB – 14

Foto: TSE

Contatada pela equipe do Notícias Gerais desde a última semana, Jânia Costa não deu retorno à reportagem até a publicação desta matéria, às 15h08 desta segunda (26).

NIVALDO ANDRADE – PSL – 17

Foto: TSE

Contatada pela equipe do Notícias Gerais desde a última semana, Nivaldo Andrade não deu retorno à reportagem até a publicação desta matéria, às 15h08 desta segunda (26).

PINTO – PT – 13

Foto: TSE

Candidato pelo Partido dos Trabalhadores, Pinto, que tem Salvio Penna como candidato a vice prefeito, declara que, se for eleito, a primeira medida que tomará relacionado ao Damae será planejar o departamento para os próximos anos. Na visão do candidato, “não podemos pensar o Damae sobre a ótica de quatro anos”. 

O candidato planeja racionalizar o uso da água: “nós vamos fazer com que as pessoas tomem mais consciência”.

“quem gasta mais, paga mais; quem gasta menos, paga menos”, defende Pinto, que ainda pretende manter uma tarifa social para os moradores que não tenham condições financeiras de pagar.

RÔMULO VIEGAS – PSDB – 45

Foto: TSE

Membro da coligação “Coração para ouvir, coragem para governar”, Rômulo Viegas forma a chapa com Fábio da Silva, nome indicado para vice-prefeito. O candidato do PSDB afirma que o Damae tem condições de abastecer o município e aponta o desperdício de água e a falta de investimentos como atuais problemas do departamento.

“A minha proposta para resolver o Damae é apostar no Damae: tirar o empreguismo que está lá. (…) É olhar diretamente onde está sendo feito os investimentos e com recursos da prefeitura, vamos levantar o Damae”, sinaliza o candidato.

Rômulo ainda pronuncia-se que não apoia a privatização do departamento: “se for nesse caminho, temos que chamar o Ministério Público, chamar os promotores, chamar os representantes das associações de bairros para verificar se isso é necessário e de que forma de transparência vai ser feito isso”.

VALDECIR DA ASAPAC – DEM – 25

Foto: TSE

Concorrendo ao Executivo pela coligação “Transforma São João”, Valdecir tem o nome de Neymar Geraldo de Resende como candidato a vice. O candidato aponta que o que falta no Damae é “uma gestão eficiente com pessoas técnicas, com pessoas que realmente queiram trabalhar em benefício da nossa cidade”.

Em relação a suas propostas, Valdecir promete fazer uma auditoria se for eleito: “a CPI não foi realizada… então a população não tem as informações, e eu acredito na transparência”, comenta o candidato.

Valdecir ainda pretende aumentar a distribuição de água no município: “certos bairros não tem nem caixa d’água, como o Guarda-Mor por exemplo (…). Então a gente tem que resolver isso”, reflete o candidato, que ainda prevê uma revisão e troca, completa ou parcial, na rede de distribuição de água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui