Início Gerais Política TODOS OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE BARBACENA COMPARECEM À DEBATE

TODOS OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE BARBACENA COMPARECEM À DEBATE

Foto: reprodução

Kamila Amaral e Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

Os nove nomes que concorrem à Prefeitura de Barbacena participaram de um debate na noite desta quarta (28). Promovido por organizações voltadas ao setor rural, a intenção do encontro foi a apresentação das demandas da categoria, bem como a exposição das propostas específicas de cada candidatura.

O evento foi iniciado com uma fala de Renato José Laguardia, presidente do Sindicato Rural de Barbacena, um dos apoiadores do debate. Em seu discurso, Laguardia apontou que a maioria das propostas dos candidatos são destinadas para a região urbana de Barbacena e afirmou que os trabalhadores e produtores rurais devem ser respeitados e ouvidos durante a corrida eleitoral. Renato ainda enfatizou a importância do agronegócio brasileiro: “nós (produtores rurais) movemos, hoje, o Brasil”, pontuou. 

O debate contou com a participação de produtores rurais, que, através de vídeos, mandaram suas perguntas e demandas para os nove candidatos. 

Imagem: reprodução

As estradas rurais foram o primeiro tópico abordado durante o encontro. O candidato do PTC, Martim Andrada, deu início a discussão. “É preciso dar atenção as nossas estradas rurais para que essa produção possa acontecer… a saúde possa acontecer… a educação possa acontecer e o trabalhador possa trabalhar utilizando seu transporte”, afirmou o candidato, que é ex-prefeito do município. Martim também propôs investir em uma Secretaria de Agricultura “forte, muito bem equipada e regionalizada” para atender as demandas dos produtores rurais.

A sucessão e o êxodo rural também foram assuntos levantados durante o encontro. Sobre esse tema, Wando Robson (Cidadania) apontou alternativas para garantir a permanência da população no campo, como por exemplo “boas estradas, boas pavimentações, boa infraestrutura”. O candidato ainda sinalizou que é indispensável levar tecnologias para as áreas rurais e defendeu que é preciso “auxiliar o produtor junto às instituições, como os sindicatos e conselhos”, para diminuir o êxodo e segura a sucessão rural.

Outro ponto abordado durante o debate tem relação com as feiras livres. O candidato Edson Rezende (PT) afirmou que as feiras formam “um espaço não somente para vender e para comprar, mas também para conviver” e assinalou que pretende incentivar a organização dos feirantes, padronizar as barracas e discutir a ampliação dos dias em que as feiras são realizadas. Em relação às mercadorias, ele sustentou que capacitar os produtores locais é importante para que haja melhoria nos produtos e aumento nas vendas. “Ali (na feira) é um local fundamental para o pequeno agricultor”, finalizou.

Bonifácio Andrada Neto (DEM) também comentou sobre esta questão. Ele declarou que “a comercialização dos produtos agrícolas não pode ser só na feira. Uma das metas do meu governo é criar um mercado municipal para dar espaço para quem quer vender além da feira”. O candidato ainda defendeu que outra maneira de fomentar a venda desses produtos é por meio das cooperativa e associações.

Durante o encontro, Carlos Du (MDB) foi questionado sobre o destino da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Barbacena. “Vamos aproveitar os servidores de carreira, valorizar quem já está há anos aqui em Barbacena lidando com a zona rural”. Carlos também indicou que, se for eleito, colocará técnicos para assumir a pasta: “tenho certeza que, com técnicos à frente, gente que conhece a realidade e a dificuldade que o produtor rural passa todos os dias, nós vamos dar um grande ganho na Secretaria e também em toda a zona rural aqui em Barbacena”, completou.

A mecanização do campo foi tema de uma outra pergunta. O candidato Pedrinho do Vale (PTB) foi o escolhido para falar sobre o assunto. Ele propôs a aproximação da administração municipal com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), que tem um campus sediado no município: “lá tem toda a aparelhagem e toda a parte técnica para levar essa tecnologia (para as zonas rurais)”. Pedrinho ainda defendeu parcerias com empresas privadas para garantir o acesso à internet por parte dos moradores do campo.

Amarílio Andrade, candidato pelo PSD, declarou ser contra a possível privatização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater): “é um desrespeito à população de Barbacena e (com a respectiva candidatura) chegando a prefeitura, nós vamos lutar dia e noite, juntamente com a Joana (candidata a vice na chapa de Amarílio), para que as autoridades não façam… não acabem com a Emater”, declara o candidato. No entanto, Amarílio apresentou o mercado municipal como uma alternativa a empresa, se a privatização for de fato concluída.

Sobre o Parque de Exposições de Barbacena, Marli Gava (PSL) comentou: “o primeiro ponto importante é darmos transparência a titularidade do nosso parque de exposições”. Ela citou que pretende realizar reformas estruturais no espaço, por meio de parcerias público-privadas. Marli ainda afirmou que “o parque deve ser utilizado durante o ano todo, para que toda as famílias possam se apropriar do local”.

A educação no campo foi discutida por Carlos Roberto Kikito (PV). “Nós precisamos desenvolver o conhecimento na zona rural… nossos jovens estão abandonados… e depois fica um monte de político reclamando do êxodo rural”, avaliou o candidato. Para melhorar esse cenário, Kikito propôs a implantação um centro vocacional tecnológico no campo.

O saneamento e a coleta de lixo na zona rural também foram discutidos durante o encontro. Os candidatos também abordaram temas como o turismo rural e o transporte escolar no campo.

Avaliação positiva

O presidente do Sindicato, Renato, avaliou que todos os candidatos responderam satisfatoriamente às questões elencadas. “O que a gente espera é que, quem for eleito, realmente cumpra o que prometeu”, destaca.

O presidente do Sindicato pontuou que a principal demanda dos produtores é a melhoria das estradas, para escoamento da produção. “Foram nove perguntas (que os candidatos responderam). Então a gente falou também de saneamento básico, da possibilidade de reabertura de algumas escolas da zona rural que foram fechadas e outras coisas”, relata.

Ele ressaltou ainda a importância da atenção do poder público municipal para a área rural da cidade, que é responsável por grande parte da geração de emprego, renda e produção de alimentos em Barbacena.

Para assistir ao debate, na íntegra, clique no link disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui