Início Gerais DORES DE CAMPOS ESTUDA IMPLANTAR BARREIRAS DE PREVENÇÃO PARA CONTER COVID-19

DORES DE CAMPOS ESTUDA IMPLANTAR BARREIRAS DE PREVENÇÃO PARA CONTER COVID-19

Dores de Campos. Foto: Reprodução

Kamila Amaral
Notícias Gerais

A Prefeitura Municipal de Dores de Campos está estudando a possibilidade de implantar barreiras físicas nas entradas da cidade. A medida seria uma forma de barrar o avanço do novo coronavírus no município, que até então segue sem casos de Covid-19. 

Em uma reunião, que contou com a participação de uma empresa especializada; do secretário municipal de saúde de Dores de Campos, Giovanni Cotta; e de representantes das cidades de Prados e Barroso, foi solicitado um orçamento para a implantação das barreiras. “Se a gente tiver disponibilidade de recursos para isso, a gente vai contratar (a instalação) (d)essas barreiras, que são barreiras profissionais”, afirma Cotta. 

Como não se pode barrar o direito de ir e vir dos cidadãos, a barreira em Dores de Campos seria voltada para acompanhamento das pessoas que chegarem à cidade, explica o prefeito municipal de Dores de Campos, Marcílio Cotta (MDB). “Nós, em momento algum, usamos esse artifício de proibir as pessoas de estar adentrando o município de Dores de Campos”, comenta o chefe do Executivo dorense. 

Entenda o caso

O assunto foi discutido em uma reunião, que ocorreu na sexta (8), na Prefeitura Municipal de Dores de Campos. A solicitação partiu da vereadora Elaine do Totone (DEM) que se mostrou preocupada com o alto índice de propagação do vírus. “Eu acho que nem todo mundo tem noção de quão séria é a situação”, defende a vereadora. 

Segundo ela, monitorar a entrada de visitantes na cidade é um modo de proteger os moradores do município – que não tem estrutura hospitalar para lidar com casos graves da Covid-19. “Bem ou mal, nós estamos fazendo o isolamento, os que têm mais consciência estão fazendo as coisas certinhas”, comenta.

Apesar de não ter registrado casos nem suspeitos de Covid-19, a preocupação da população e dos governantes de Dores de Campos se deve ao fato de que uma mulher, vinda do Rio de Janeiro para a cidade, adoeceu e estaria internada em São João del-Rei com suspeita de Covid-19. 

A informação está sendo confirmada pelos representantes da vigilância epidemiológica de Dores de Campos.

Outras cidades mineiras já instalaram barreiras nas entradas da cidade

Desde sábado (9), a Prefeitura de Barroso mantém barreiras sanitárias nos trevos das duas principais entradas do município – localizado entre Barbacena e São João del-Rei, cidades com vários pacientes confirmados com a doença.

Em Viçosa, na Zona da Mata mineira, uma estratégia semelhante vêm sendo realizada há semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui