Início Gerais Economia DIAS DAS MÃES PODE SER “LUZ NO FIM DO TÚNEL” PARA PRODUTORES...

DIAS DAS MÃES PODE SER “LUZ NO FIM DO TÚNEL” PARA PRODUTORES DE ROSAS DA REGIÃO

flores
imagem: arquivo pessoal

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a venda de rosas despencou na região de Barbacena. O aumento da demanda para o Dia das Mães pode ser a “luz no fim do túnel” para melhorar as vendas e desafogar as contas de produtores de flores ornamentais e floriculturas. 

Conhecida como cidade das rosas, Barbacena produz e vende flores tanto para dentro quanto para fora do país. Nos últimos meses, as vendas diminuíram drasticamente devido à pandemia – com eventos e festas cancelados e floriculturas fechadas, quase não há mais demanda. 

 Uma esperança é o aumento dos pedidos para o Dia das Mães, que é comemorado neste domingo (10). “Como as lojas estão fechadas, isso contribuiu para que as vendas aumentassem um pouquinho”, explica Maria Bernadete de Assis Melo que, junto com o marido, Mário Raimundo de Melo, produz rosas há 23 anos. 

Como a maior parte da produção do casal é comprada por decoradores, as vendas praticamente zeraram com a pandemia, já que eventos, festas, formaturas e casamentos foram cancelados. Porém, os produtores vêem no dia das mães uma esperança. 

“Não cobre tudo, mas vamos controlando, é uma luz no fim do túnel”, diz Maria Bernadete sobre as vendas para a data comemorativa. Outra expectativa é de que haja aumento também para o Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho. 

flores
foto: arquivo pessoal

O casal produz flores ornamentais em dois sítios: um em Vasconcelos e outro em Barbacena. Além disso, também fazem parte de uma associação em Belo Horizonte e a maior parte das vendas acontece na capital mineira. 

Mesmo com a falta de procura devido à pandemia, a produção de rosas não pode parar. Isso porque, caso as podas, a adubagem e os tratamentos não forem feitos, a plantação morre e o prejuízo seria ainda maior.

Nas plantações dos sítios de Maria Bernadete de Assis Melo e Mário Raimundo de Melo, o trabalho continua o mesmo. As flores são podadas três vezes por semana, a adubagem é feita, os remédios são aplicados. Porém, como não há procura, a maior parte da produção tem ido para o lixo. “Amanhã as coisas melhoram e, se você não cuidar, perde tudo, um trabalho de anos”, explica Bernadete. 

Delivery de flores

Para continuar as vendas mesmo durante o isolamento social, uma saída encontrada pelas floriculturas foi investir ainda mais do delivery. Foi o que fez a Floricultura Casa das Rosas, que também apostou no guia comercial Compre em Casa, do Notícias Gerais.

“A quarentena afetou a quantidade de vasinhos de flores que encomendados, além da procura ter diminuído, a oferta também não foi a mesma”, diz Gabrielle Marciano da Silva, que trabalha na loja. 

flores
foto: arquivo pessoal

Uma saída para continuar vendendo, foi investir ainda mais no serviço de delivery da floricultura e acreditar no guia comercial Compre em Casa, que tem o objetivo de conectar virtualmente comerciantes, autônomos e consumidores.

O serviço de entrega já era feito pela floricultura, mas agora é a única forma que encontraram que continuar trabalhando, já que o comércio não essencial está fechado. “(entregamos) principalmente em datas especiais, tentamos atender o máximo de pessoas possíveis, até pessoas de fora que desejam presentear alguém de Barbacena”, comenta Gabrielle da Silva. 

Homenagem aos profissionais de saúde

Para aproveitar a produção de flores que tem sido jogada fora, o casal de produtores Maria Bernadete de Assis Melo e Mário Raimundo de Melo decidiram homenagear os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus. 

No dia 21 de abril, Mário e a filha, Bárbara Cristina de Assis Melo, foram aos hospitais de Barbacena e também à Secretaria de Saúde para distribuir flores àqueles que estão lutando para salvar vidas. 

A iniciativa foi tão bem vista que a associação de Belo Horizonte da qual fazem parte decidiu repetir o gesto na capital mineira. Flores foram distribuídas nos hospitais da cidade e Maria Bernadete e Mário também enviaram parte de sua produção para que fosse dada aos profissionais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui