Início Gerais Cotidiano CURSO POPULAR DE SÃO JOÃO DEL-REI DISPONIBILIZA AULAS GRATUITAS PELA INTERNET

CURSO POPULAR DE SÃO JOÃO DEL-REI DISPONIBILIZA AULAS GRATUITAS PELA INTERNET

Foto: Divulgação / MCTIC

Por Arthur Raposo Gomes
Da Editoria

Com o distanciamento social implementado como forma de retardar o avanço do novo coronavírus na região, diversas instituições tiveram que adaptar as suas atividades nessa nova realidade. Entre elas, o Cursinho Popular Edson Luís (CPEL), projeto vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que começou a disponibilizar conteúdos educativos na internet.

Cursinho também interrompeu todos as atividades presenciais. (Foto: arquivo pessoal)

Funcionando no Campus Dom Bosco da UFSJ, o CPEL possui alunos, principalmente, que são estudantes de escolas públicas, em anos finais do Ensino Médio ou já formados, que não têm condições de pagar por cursinhos populares – conforme revelou Maria Clara Silva de Souza, recém-formada em Filosofia na UFSJ e colaboradora do CPEL, em entrevista ao Notícias Gerais em março de 2020.

De acordo com Nara Marques da Silva, graduanda em História na UFSJ e integrante do núcleo pedagógico do projeto, a ideia de disponibilizar o conteúdo das aulas na internet partiu de dois fatores: “primeiro, porque não queremos parar de trabalhar e também por entendermos que, em 2020, o ingresso na universidade será ainda mais desleal e injusto”, afirma.

Ela se refere ao fato de que, por causa da pandemia, as aulas das escolas públicas estão paralisadas, “o que é o certo a se fazer nesse momento”, enquanto as escolas e cursinhos particulares continuam com as atividades letivas, mas de maneira online.

A graduanda ainda destaca que o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não sofreu alteração de datas, mesmo com a situação causada pela Covid-19. “Sendo assim, a opção que encontramos até agora foi disponibilizar aulas online, mesmo sabendo do desafio que é aplicar a Educação Popular no modelo EaD (educação a distância)”, comenta.

Posição é pelo adiamento do Enem 2020

Durante entrevista ao NG, Nara reforça o posicionamento do Cursinho: “é preciso adiar o Enem deste ano e suspender o edital 2020 do Exame até que tenhamos um melhor panorama de como sairemos desse momento de crise”.

Entre os motivos elencados, estão: o fato de que, muitos estudantes ficam sabendo sobre a prova durante as próprias atividades presenciais nas escolas, que possuem as suas estruturas físicas usadas para pedir isenção de inscrição; a imprevisibilidade em relação aos calendários acadêmicos das instituições de ensino superior; possíveis dificuldades de adequação a EaD, além de crise econômica agravada.

“Por mais que os estudantes e ex-estudantes de escola pública tenham, em sua grande maioria, acesso à isenção da taxa de inscrição, é sabido que muitos jovens não conseguem realizar o pedido de isenção. Não o conseguem por causa complexidades burocráticas, levando muitos à desistência da solicitação. Num momento de grave crise econômica, as famílias priorizarão as necessidades básicas, ao invés, de pagamento de taxas de exames vestibulares, como o Enem. A tendência desse cenário é o agravamento das margens de exclusão social”, defende.

Adaptação à nova realidade

Nara conta que, com a orientação de suspender as atividades presenciais, o Cursinho teve que mudar o planejamento já feito. “Estamos trabalhando em casa e fornecendo essas aulas de maneira online, além de realizar campanhas para subsidiar cestas básicas para as famílias dos nossos educandos”, diz.

Serviço

Quem quiser acompanhar as videoaulas do Cursinho Popular Edson Luís deve acessar o canal no YouTube ou o perfil no Instagram do CPEL.

O conteúdo está disponível para todos os interessados. É gratuito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui