Início Opinião Crônica CRÔNICA: O VERDADEIRO SIGNIFICADO DESTA PANDEMIA

CRÔNICA: O VERDADEIRO SIGNIFICADO DESTA PANDEMIA

Maura de Nazareth*

Acordei me sentindo tão bem…Como há muito não me sentia.

Talvez porque tenha conseguido dormir profundamente por várias horas, coisa que passou a ficar cada vez mais rara desde que começou essa pandemia.

Estava tão bem que resolvi abrir a janela e ver a vida do lado de fora. Coisa igualmente rara na minha recente decisão de retornar ao isolamento social de forma mais severa.

O sol já estava alto, acho que dormi muito mesmo…

As pessoas estavam por toda parte na rua, a pé, nos carros, mas…Que estranho, não vi nenhuma pessoa usando máscara. Que absurdo, pensei, esse povo é mesmo sem noção.

Estava assim esbravejando mentalmente contra esse absurdo ato de sair às ruas sem máscara quando tocou o interfone.

Atendi e o porteiro me disse que o rapaz da farmácia estava ali para a entrega do remédio que eu havia encomendado e falei para deixá-lo entrar.

Imediatamente, vesti um roupão e, claro, a minha máscara e foi o tempo que levou para a campainha tocar.

Abri a porta e recebi o remédio e, mais uma vez esbravejei mentalmente: Como pode esse ser humano sem noção vir até a porta da minha casa sem máscara? Absurdo, se expõe e aos outros também.

Fechei a porta, pensei um minuto  e senti uma pontada de esperança; será que acabou a pandemia e só eu não sabia?

Afinal, isso era possível simplesmente porque fazia vários dias que não via noticiário na TV ou internet… Estava me abstendo de notícias ruins, seguindo orientação da psicóloga que tanto me ajudou nesse mais de um ano de pandemia.

Será? E corri para a TV. Liguei e passei mais de dez canais, e nada, nenhuma notícia sobre a pandemia… Estranho, pensei, e corri para o computador…

Abri logo o google e digitei “pandemia” e abriram vários links sobre o assunto e sobre epidemias também, das mais variadas doenças, mas nenhum mencionava coronavírus ou covid-19.

Então digitei logo “covid-19” e qual foi a minha surpresa? Não apareceu nenhum link com esse nome, nada. Nadinha.

Fiquei meio tonta, senti até que ia desmaiar, tamanha era a confusão na minha mente.

Passado alguns segundos me ocorreu que aquilo era a melhor notícia que eu poderia esperar e, a julgar pelo fato de que ninguém mais sabia sobre esse tal de covid-19 e o fato de como acordei bem de sono muito profundo, concluir que aquilo tudo que eu pensei ter vivido era um sonho!

Um sonho terrível, pior dos pesadelos! Deus, tanta gente querida eu perdi. Tanta fome e tristeza no mundo eu vi. Tanta desilusão e desesperança. Tantos doentes. Tantas famílias dizimadas e dilaceradas também…

Foi um sonho! Meu Deus, que felicidade! Foi um sonho. Acabou! Ufa! Que alívio!

Mas algo estranho começou a me ocorrer… Comecei a pensar em tudo que esse sonho significou para mim e conclui que não foi somente essa tristeza que tomou conta de minha alma, mas também eu tive, nesse sonho, a clareza de quem eu realmente sou e do que é mais importante pra mim, na minha vida…

Me ocorreu que no sonho eu pude me ligar a tantas pessoas que antes eu mal conhecia e a trocar tanta experiência… Que eu pude consolar quem precisava de colo, ainda que virtualmente, que eu pude contribuir com várias ações no bem, que eu pude ver tanta gente praticando o bem, se reinventando e criando mil maneiras de ajudar o seu próximo, de conviver mais perto de sua família… Eu pude ver pessoas sendo verdadeiramente pessoas humanas…

Pensei comigo, talvez não tenha sido assim um pesadelo tão ruim, teve seu lado bom, apesar de ter havido muita dor. Na minha imaginação criativa, pensei que a humanidade estava tão perdida que teria sido preciso um tratamento de choque pra ver se acordava…

Mas o que importava mesmo, era que tinha sido um sonho e que acabou. Graças a Deus! Minha missão agora é contar ao mundo esse sonho, pra que talvez ele possa tocar as pessoas para que possam refletir e se transformar… Assim como eu me sentia completamente transformada.

Cheguei a me achar especial por ter tido o privilégio de um sonho assim…

Mas nesse momento eu ouvi um som, um barulho alto demais, parecia que estavam batendo com muita força na porta, me assustei e… Acordei!

Acordei e ainda estava escuro meu quarto. Tudo quieto, apenas aquele barulho que parecia vir do vizinho de cima, que nem era tão alto assim…

Atônita, tonta e sem saber o que pensar, finalmente caí em mim e o choro veio na sequência, não pude evitar…

Sonhei ter tido um sonho ruim e que havia acabado, mas não, eu vivo esse sonho ruim, ele é real e não fruto de minha cabeça.

Uma enorme tristeza invadiu minha alma e quase me dilacerou não fosse a lembrança do último pensamento que tive enquanto acreditava que a covid-19 era somente um sonho ruim.

A duras penas, estamos aprendendo a ser melhores.

Essa é a mais pura realidade.

Estamos aprendendo a ser gente de verdade.

Chocada ao reconhecer que foi preciso tanto sofrimento, tanta dor…

Mas convencida de que se continuaremos nesse plano ou não até que essa pandemia seja superada, não sabemos, mas certamente seremos pessoas melhores, aqui ou do lado de lá.

Esse pensamento me acalmou e voltei a dormir, dessa vez um pouco mais serena comparada às noites anteriores.

Acho que finalmente entendi o significado dessa monstruosa pandemia para todos nós. 

* É juiz-forana e vive em Brasília (DF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui