Início Opinião Artigos CRÍTICA: TENTE NÃO ABUSAR DO PODER

CRÍTICA: TENTE NÃO ABUSAR DO PODER

Imagem: reprodução

Alice Trindade dos Santos *

Recentemente fui surpreendida pelo lançamento de uma das novas canções da cantora Billie Eilish, uma música que definitivamente ganhou meu coração. ”Your Power”, lançada no dia 29 de abril, faz parte da coletânea de 16 faixas de seu novo álbum Happier than ever, que está previsto para ser lançado no dia 30 de julho, e já conta com mais outras três músicas divulgadas ao público: “My future”, “Therefore I am” e “Lost cause”.

Após o grande sucesso de seu primeiro álbum When we all fall asleep, where do we go? (2019), que consagrou sua carreira e rendeu muitas premiações no Grammy Awards, fica difícil passar tamanha conquista, mas pelo que já se tem, pode-se considerar este um outro marco na sua carreira musical. Eilish, com apenas 19 anos, já é considerada um fenômeno na indústria musical.

A música aborda um caso de abuso sexual e manipulação de uma menor de idade, e foge completamente do estilo eletrônico, muito característico da cantora, para uma vibe mais acústica.

Durante a canção, constantemente o agressor é questionado se só irá lamentar pelo que fez quando as pessoas de seu círculo descobrirem, quando seu “contrato” estiver arriscado.

No videoclipe, a artista ainda trabalha com elementos que podem ser relacionados ao conteúdo dos versos: a cobra sucuri que se enrola nela, sufocando-a lentamente, simboliza a submissão.

Já o deserto, onde se passa a cena, remete à solidão da vítima. A canção conta com um teor mais melancólico, o que leva à reflexão sobre a temática trabalhada na letra.

Gostei muito da forma como Billie Eilish trabalhou nessa música, e frequentemente ela faz questionamentos que de certa forma atingem o público:

“Como você ousa?/ E como teve a coragem?/ Você só vai se sentir mal quando eles descobrirem?”

Essa é uma das letras mais pesadas e mais emocionantes da artista, o desempenho dela foi sensacional e gostei que ela trouxe à tona um assunto muito sério e que deve ser discutido na sociedade. Como o próprio refrão já diz: “tente não abusar do seu poder”.

Se o resto do álbum dispuser de composições como essa, tenho certeza que Happier than ever será um sucesso. Logo, para quem gosta do gênero pop (ou quer conhecer) e nunca teve contato com o trabalho da Billie, essa seria uma ótima opção para contemplar o talento da jovem cantora.

* É estudante de Comunicação – Jornalismo da UFSJ e produziu este texto sob a orientação do professor Paulo Caetano, durante a disciplina remota de Produção Textual.

Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui