Início Gerais Cotidiano COVID-19: SJDR TEM 7 LEITOS VAGOS DE UTI PARA PACIENTES

COVID-19: SJDR TEM 7 LEITOS VAGOS DE UTI PARA PACIENTES

Foto: Najla Passos

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O desencontro e a falta de informações sobre a disponibilidade de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em São João del-Rei têm alarmado a população agora que números de casos, mortes e internações voltou a subir. 

O Notícias Gerais conversou com o secretário Municipal de Saúde de São João del-Rei, José Marcos Ferreira de Andrade, na tarde desta quarta (9). O secretário esclareceu que, atualmente, a cidade conta com 28 leitos públicos de UTI para pacientes com Covid-19 e casos suspeitos. Esses leitos estão divididos entre o Hospital de Nossa Senhora das Mercês (18) e a Santa Casa de Misericórdia (10). 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também conta com alguns leitos de UTI, no entanto a unidade não entra na conta dos leitos disponíveis, uma vez que ela é utilizada como retaguarda do sistema municipal de saúde e os pacientes só ficam lá até serem encaminhados ao Hospital ou à Santa Casa. 

O secretário de Saúde informou que o boletim epidemiológico de São João del-Rei, atualizado nesta quarta, apresenta a seguinte situação: doze pessoas estão internadas em leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia, ou seja, todos os leitos públicos estão ocupados e dois privados/convênio também estão sendo utilizados. Dos doze pacientes, seis respiram com ajuda de aparelhos.

Outros onze pacientes, seis deles ligados à respiradores, estão internados nos leitos de UTI do Hospital de Nossa Senhora das Mercês, uma vez que a casa de saúde conta com 18 leitos, sete deles ainda estão disponíveis, segundo o secretário. 

O próprio secretário alerta sobre a rapidez com que os números podem mudar: “Mas assim, a epidemiologia (o Setor de Epidemiologia) recolhe as informações de manhã para soltar o boletim à tarde, já pode ter mudado e internado mais gente”, reconhece o secretário. 

Novos leitos

Questionado sobre a possibilidade de faltarem leitos de UTI em São João del-Rei, José Marcos Ferreira garantiu que dez novos leitos públicos serão instalados na Santa Casa de Misericórdia, durante o mês de dezembro, e o Hospital das Mercês deve receber outros dois leitos públicos de UTI também até o fim do ano. Segundo o secretário, os leitos já foram habilitados pelo Ministério da Saúde. 

“O problema todo é que nós tínhamos na Santa Casa também 18 leitos (públicos). De acordo com a avaliação do Ministério da Saúde tinha os 18 leitos, mas nós tínhamos muito baixa ocupação. Então, eles desarticularam oito leitos da Santa Casa”, lembra o Secretário.

Nesta quarta (9), 20 novos casos de Covid-19 foram registrados em São João del-Rei, chegando a 1.351 o número de casos confirmados. Do total, 223 pacientes cumprem isolamento domiciliar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui