Início Gerais CORONAVÍRUS: PACIENTES DE BARBACENA SERÃO TRATADOS EM HOSPITAIS DE BH E JF

CORONAVÍRUS: PACIENTES DE BARBACENA SERÃO TRATADOS EM HOSPITAIS DE BH E JF

Rachel dos Santos
Especial para o Noticias Gerais

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, criado pela Secretaria de Saúde de Barbacena, já definiu o fluxo de atendimento aos pacientes com suspeita de terem contraído o coronavírus que acessarem a rede de saúde do município. Eles serão encaminhados para o hospital João Penido, de Juiz de Fora, ou para o hospital Eduardo Menezes, de Belo horizonte, que são as unidades de referência no tratamento da doença.

Em reunião realizada nesta segunda (2), a Secretaria de Saúde de Barbacena  elaborou o planejamento das principais ações a serem tomadas. “O objetivo foi definir algumas ações específicas de assistência a esses pacientes, para onde eles seriam referenciados, qual seria a porta de entrada”, explicou o chefe de Vigilância em Saúde de Barbacena, Maurício Becho.

Maurício destacou que foi realizada a definição do fluxo do paciente com suspeita que, após dar entrada em qualquer unidade de saúde, a Vigilância Epidemiológica será comunicada e acionará o Estado e o Ministério, além de fazer a coleta de exames. Segundo ele, na tarde desta terça (3) também foi realizado um treinamento com todos os profissionais da saúde, da atenção primária e dos hospitais, no auditório do SAMU. 

Baixa taxa de mortalidade

O chefe de Vigilância em Saúde de Barbacena destacou ainda que. apesar do coronavírus ter um alto índice de transmissibilidade, a taxa de mortalidade dele é menor quando comparada a H1N1, por exemplo. “O H1N1 foi uma pandemia, só que a mortalidade dela foi muito superior ao que nós estamos analisando agora, no momento, com o coronavírus, que possui em torno de 3,5% de mortalidade”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui