Início Gerais Cotidiano CONSELHO DE SAÚDE TOMA POSSE EM SÃO JOÃO DEL-REI

CONSELHO DE SAÚDE TOMA POSSE EM SÃO JOÃO DEL-REI

O conselho foi empossado pelo prefeito Nivaldo Andrade (PSL) e pelo secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira.
(Foto: Kamila Amaral)

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na manhã desta sexta (3), foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de São João del-Rei. A cerimônia ocorreu no Teatro Municipal e contou com a participação do prefeito Nivaldo Andrade (PSL) e do secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira.

Os 24 conselheiros empossados foram eleitos ainda em dezembro do ano passado. Do total de membros, 50% são representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% dos trabalhadores da área de saúde e 25% da administração pública.

Durante a posse do conselho, o secretário municipal de Saúde destacou a importância do trabalho a ser realizado, principalmente durante a pandemia de Covid-19, e cobrou engajamento e participação dos novos membros. “A gente precisa do quórum (número mínimo de participantes) nas reuniões do conselho”, disse Ferreira.

Mesa administrativa

Nova mesa administrativa do Conselho Municipal de Saúde também foi definida.
(Foto: Kamila Amaral)

Após a posse de todos os conselheiros, foi realizada a eleição dos membros que irão compor a mesa administrativa do Conselho Municipal de Saúde de São João del-Rei. Uma única chapa se formou e foi eleita por unanimidade.

A mesa administrativa do conselho será composta pelo presidente, José Raimundo Dias; vice-presidente, Gilmar Geraldo de Assis e a primeira-secretária, Cleia Aparecida dos Santos Silva.

Representando os distritos de São João del-Rei, Cleia, moradora do Rio das Mortes e membro da gestão anterior do próprio conselho, revela que na primeira vez que foi apresentada ao Plano Municipal de Saúde, o documento não citava as áreas rurais da cidade.

“Eles ficaram querendo saber o que gente da ‘roça’ estava fazendo no conselho. Aí, eu fiquei por teimosia mesmo. Antes a gente tinha médico uma vez ao mês… não podia adoecer nos outros dias”, relata a secretária do Conselho Municipal de Saúde.

Propostas

José Raimundo Dias, presidente do Conselho de Saúde de São João del-Rei, fez o seu primeiro pronunciamento.
(Foto: Kamila Amaral)

Na apresentação de propostas da nova gestão, o novo presidente afirmou que é preciso haver ajustes no regimento interno e na legislação que rege o próprio Conselho. “A primeira lei (do conselho) foi de 1991 e a segunda lei foi de 2001. Então, nós temos duas leis que estão já, um pouco, ultrapassadas”, analisa Dias.

Outros pontos apresentados foram o cumprimento de demandas levantadas na X Conferência Municipal de Saúde e a criação de comissões para deliberação de interesses de públicos específicos.

“Nós temos que ter política pública para todos os segmentos. Tem segmentos em São João del-Rei que não existe representatividade no conselho. A população de rua não tem… a população prisional é outra que não tem. É preciso ter políticas públicas para esses que são os ‘invisíveis’”, ressaltou.

Uma comissão executiva será formada para estudar as questões de estrutura dos membros do Conselho de Saúde de São João del-Rei. Um calendário de reuniões também será definido, para que os integrantes se reúnam, durante a pandemia, por plataformas digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui