Início Gerais Política COMISSÃO DE VEREADORES VAI ACOMPANHAR AÇÃO DO MP CONTRA PREFEITO DE TIRADENTES

COMISSÃO DE VEREADORES VAI ACOMPANHAR AÇÃO DO MP CONTRA PREFEITO DE TIRADENTES

Imagem: divulgação / Câmara de Tiradentes

Redação
Notícias Gerais

Uma comissão especial e temporária foi criada pela Câmara Municipal de Tiradentes, no dia 28/4, para acompanhar a ação civil pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o atual prefeito, Nilzio Barbosa (MDB), a empresa R e B Administração e Participações, além de um irmão e uma cunhada do chefe do Executivo local. A acusação é de improbidade administrativa.

Segundo apuração do Notícias Gerais, a comissão de vereadores tem a intenção de acompanhar os trâmites do processo e informar a população. O grupo de parlamentares conta, na presidência, Alexandre José de Almeida (PSDB), na vice-presidência, Leonardo Jesus de Matos (MDB), e como relator, João Marcos Guimarães Silva (PSB).

À reportagem, João Marcos, indica a comissão não tem competência inquisitiva, pois a investigação já ocorreu. A ideia é estudar e acompanhar o caso, de forma a informar a população. “[…] Faremos reuniões com os envolvidos, colheremos depoimentos e documentos, e, ao final, será emitido um relatório. Poderemos informar nas reuniões e na página oficial da Câmara, mas oficialmente será pelo relatório final”, pontua à reportagem. Entretanto, a confecção desse relatório tem um prazo imprevisível, uma vez que ele será redigido apenas ao final do processo, que também segue toda a tramitação jurídica.

Já o atual presidente da Câmara Municipal de Tiradentes, Claudinei Reis (PSDB), reforça que a comissão foi criada para que se dê total transparência à população da cidade quanto ao andamento do processo, uma vez que se tratam de bens públicos. Ele também destaca que não compete à comissão julgar nada nesse processo e discutir a legalidade da aquisição do imóvel do município.

Claudinei ainda afirma que, até o momento, os empreendedores que adquiriram o terreno apresentaram alguns documentos por livre e espontânea vontade, em uma reunião informal que marcaram com a comissão. No entanto, ainda não houve nenhuma ação oficial da comissão.

“Essa comissão vai trazer, em nome de todos os vereadores, e representando todos os cerca de oito mil habitantes de Tiradentes, a clareza dos fatos. Somos constantemente cobrados pela população, e, por isso, criamos essa comissão, no intuito de trazer mais transparência para os cidadãos. Tenho certeza de que, o que couber e for de direito da comissão, ela irá realizar. Além de legislar, cobrar, temos que ser muito transparentes “, conclui.

Relembre o caso

O MPMG denuncia os réus por ato de improbidade administrativa, devido a transferência de um terreno com área total de 75.625 m², que pertencia ao Município de Tiradentes, para o irmão e a cunhada do prefeito, faltando três dias para o encerramento do mandato de Nilzio em 2012.

O Ministério Público aponta diversas irregularidades nessas transações – inclusive a falta de processo licitatório, falta de autorização do Legislativo, e a venda por um valor inferior a 10% do valor real do terreno, onde atualmente está construído um resort de luxo pertencente ao irmão do prefeito.

Para ler mais, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui