Início Gerais Cotidiano COM TEMPO QUENTE E ÚMIDO, COBRAS INVADEM ÁREAS URBANAS

COM TEMPO QUENTE E ÚMIDO, COBRAS INVADEM ÁREAS URBANAS

Cascavel capturada em São João del-Rei durante o feirado. Foto: Corpo de Bombeiros.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei registrou um aumento significativo nas ocorrências de captura de animais silvestres, considerados perigosos ou agressivos, como cobras, por exemplo. Somente na última semana três cascavéis foram capturadas na cidade, duas delas em um intervalo de doze horas. 

A explicação para o surgimento desses animais em áreas urbanas é simples, está ligada a época do ano, com clima mais quente e úmido, e ao período de acasalamento desses animais. 

O assessor do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, Cabo Giovani, explica que a tendência maior é que esses animais apareçam, principalmente, em locais próximos a áreas de vegetação, como loteamentos novos, por exemplo, que são próximos de locais onde antes não havia habitação. “Esses animais sempre surgem um pouco desse choque do ser humano com a natureza, com áreas de vegetação”, esclarece.

 Ao avistar animais desse tipo, como cobras, em áreas urbanas a recomendação é de que o Corpo de Bombeiros seja acionado para fazer a captura do animal de maneira segura, tanto para os moradores quanto para o próprio animal. Cabo Giovani destaca que, principalmente as cobras, atacam quando se sentem ameaçadas e que matar animais como esse se configura como crime ambiental. 

Cobra capturada no bairro Solar da Serra no dia 1/4. Foto: Corpo de Bombeiros.

Para evitar o surgimento desse tipo de animal, a principal recomendação dos bombeiros é manter os locais limpos e sem acúmulo de entulho. “Porque isso gera um ambiente escuro e úmido que é o ideal para o surgimento desses animais. Uma regra, uma máxima que dizem a respeito disso é que onde tem a possibilidade de aparecer rato existe a possibilidade de aparecer cobras, justamente porque esse é o alimento delas”, informa o bombeiro. 

Uma outra recomendação do Corpo de Bombeiros está ligada à prevenção de picadas de outros tipos de animais, como o escorpião, por exemplo. Os bombeiros recomendam que as pessoas que moram em áreas mais próximas à vegetação, ou mesmo sítios e outros espaços rurais, fiquem atentos ao surgimento desses animais e verifiquem calçados e a parte inferior de móveis sempre que possível, para evitar a picada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui