Início Opinião Artigos COLUNA AGRIDOCE: CORONAVÍRUS KAMIKAZE BOMBARDEIA EPCAR COM 204 CASOS CONFIRMADOS

COLUNA AGRIDOCE: CORONAVÍRUS KAMIKAZE BOMBARDEIA EPCAR COM 204 CASOS CONFIRMADOS

Bombardeio de vírus na Epcar pode ser maior do que se pensava (Foto/Najla Passos. Montagem/Douglas Caputo)
Douglas Caputo

Douglas Caputo *

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) virou manchete nacional depois do ataque kamikaze de Covid-19 divulgado com exclusividade pelo Notícias Gerais (NG). 

O Comando da Aeronáutica contabilizava 90 casos positivos da doença. Mas os números foram contrapostos pela Prefeitura, que apontava mais de 200 casos.  

Diante da contagem da Secretaria Municipal de Saúde, divulgada na manhã dessa segunda (25), a Aeronáutica refez os cálculos. 

Conforme a instituição militar, além dos 90 casos informados, havia mais 114 alunos já curados, dado que só foi divulgado na noite de ontem.   

O desencontro de informações revela o caos sanitário em Barbacena, quarta cidade mineira no ranking de Covid-19, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O efeito Epcar teve impacto imediato nos boletins da SES. Enquanto na última sexta (22) o Governo registrava 37 casos, nessa segunda (25), o número saltou para 235.

Toda a imprensa nacional acompanha estarrecida os números da Epcar. Foto: Reprodução da TV Globo

A decolagem da doença na Epcar é motivo de preocupação, já que os 507 alunos da instituição de várias regiões do Brasil saíram de férias nesse domingo (24).

Apesar do Comando da Aeronáutica garantir que os doentes cumpriram quarentena e foram medicados, ainda não se sabe o alcance da transmissão.

Isso porque profissionais civis e militares que tiveram contato com estudantes contaminados pelo corona só serão testados se apresentarem sintomas da doença. 

A despeito de qualquer especulação, não é difícil equacionar o cenário preocupante, já que profissionais que não foram testados podem ser assintomáticos e transmitir o vírus.  

Além disso, os estudantes realizam atividades fora da Epcar. Como 83 deles não apresentavam sintomas, podem ter sido vetores enquanto estavam em Barbacena. 

Estudo do Centers for Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos, aponta que um infectado pode contaminar até outras 5,6 pessoas.  

O isolamento social é a melhor forma de prevenção da Covid-19 até que se tenha uma dimensão do “efeito Epcar”, o que só será conhecido com os novos boletins da SES.  

Barbacena famosa por importar “loucos” durante a Ditadura Militar acumularia outro título triste, o de cidade que pode exportar o coronavírus, ironicamente, de um colégio militar.

Redação Douglas

*É jornalista, mestre em Letras e professor de redação no curso SOU1000.

Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui