Início Gerais Política COLETIVOS ASSINAM CARTA CONTRA CANDIDATURA DE STEFÂNIO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE...

COLETIVOS ASSINAM CARTA CONTRA CANDIDATURA DE STEFÂNIO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE SJDR

Imagem: reprodução / Câmara dos Vereadores de São João del-Rei

Redação
Notícias Gerais

Em carta endereçada aos vereadores e vereadoras eleitas nas eleições municipais de 2020, o Fórum de Mulheres das Vertentes se posiciona contra a possibilidade de Stefânio Pires (PSL) ocupar a presidência do Legislativo de São João del-Rei. Entre os motivos elencados, está a condenação de Pires por violência doméstica – revelada em matéria exclusiva do Notícias Gerais.

Constituído por coletivos e instituições diversas, na carta, o Fórum indica que reprova a eleição de Stêfanio “para presidência ou qualquer função de representação da mesa da Câmara Municipal, em decorrência dos atos de violência contra a mulher cometidos pelo referido vereador”. “Um vereador que ocupa ou venha a ocupar a cadeira da presidência de uma Câmara, deva ser um cidadão que não tenha sua biografia manchada pelo cometimento de qualquer deprimente ato de violência contra a mulher”, completa.

Em outro trecho, é ressaltado que “durante a pandemia, uma mulher foi morta a cada 9 horas, vítima de feminicídio no Brasil”. Assim, “a Câmara de Vereadores, considerada a mais aberta e democrática dos Poderes locais”, por causa das variadas ideologias dos ocupantes, deve ser presidida por alguém que tenha “como princípio a defesa do direito à vida das mulheres” e ainda que repudie qualquer violência deste tipo.

O NG está disponível a ouvir o posicionamento dos parlamentares eleitos, que serão empossados na próxima sexta (1/1/2021).

Confira a carta, na íntegra.

Relembre

Uma reportagem do Notícias Gerais trouxe a tona uma condenação por violência doméstica recebida pelo vereador reeleito, Stefânio Pires. A sentença ocorreu em novembro de 2018, mas, só agora, a Justiça retirou o processo do segredo de justiça, que a manteve desconhecida do público.

Stefanio, de 51 anos, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais por lesão corporal, enquadrado na Lei Maria da Pena. A Justiça considerou verídica a acusação de que ele teria agredido a esposa e a enteada, em 2013.

Na ocasião, figuras femininas do cenário político local já se pronunciaram contra a, então, pré-candidatura de Pires à presidência do Legislativo são-joanense.

A vereadora reeleita Lívia Guimarães (PT), que já sofreu um ataque machista de Stefanio, afirmou que a possibilidade de ter um presidente da Câmara condenado por violência doméstica é um reflexo da falta de mulheres nos espaços políticos. Para ela, caso tal situação se concretize, trará dificuldades para a inserção de pautas que tratam da violência de gênero.

Já para Janaine Ferreira, candidata derrotada à prefeitura de São João del-Rei pelo PSTU nesta corrida eleitoral de 2020, ter um presidente machista na Câmara é inaceitável. “Nós não podemos admitir que a presidência da Câmara do nosso município seja ocupada por um indivíduo machista e que chegou a esse extremo de violência contra uma mulher. Isso é inadmissível”, compartilhou.

Dias depois, o próprio vereador Stefânio concedeu uma entrevista à equipe de reportagem do portal, confirmando o interesse em disputar a presidência da Câmara de Vereadores de São João del-Rei. Entre outros assuntos, ele defendeu que a sua condenação por violência doméstica foi um ato isolado e afirmou que já pagou a pena estipulada.

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Ainda durante a entrevista, disponível na íntegra acima, Stefânio acusou o atual presidente da Câmara de Vereadores de São Joao del-Rei, Igor Sandim (Pode), de votar favorável à aprovação das contas do prefeito Nivaldo Andrade (PSL) em troca do cargo na mesa diretora da casa.

À equipe do NG, Sandim negou a acusação, revelou que entrou com um processo contra Pires sobre a afirmação feita e também se colocou na corrida pela presidência da Câmara de Vereadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui