Início Gerais Minas BOLETINS MUNICIPAIS DIFEREM DO VACINÔMETRO DO GOVERNO DE MINAS

BOLETINS MUNICIPAIS DIFEREM DO VACINÔMETRO DO GOVERNO DE MINAS

Foto: Fábio Marchetto / SES-MG / Agência Minas

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

O vacinômetro do Governo de Minas é uma plataforma criada para monitoramento do número de indivíduos vacinados contra a Covid-19 no estado. Por meio dessa ferramenta, qualquer cidadão pode acompanhar quantas pessoas já foram imunizadas e a quantidade de doses distribuídas, acessando o site coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.

No entanto, para que a ferramenta apresente os dados fidedignos à realidade da vacinação nos municípios, é preciso que as Secretarias Municipais de Saúde mantenham os dados atualizados por meio do Painel Vacinação Sars-Cov-2-MG, que segue a mesma lógica do boletim Epidemiológico Covid-19.

Apesar da orientação de constante atualização, não é o que tem sido notado, uma vez que os números apresentados pelo vacinômetro são inferiores aos boletins de vacinação apresentados pelas microrregiões e pelos municípios.

Casos de Barbacena e São João del-Rei

Até essa sexta (16), conforme levantamento feito junto ao vacinômetro, a microrregião de Barbacena recebeu 184.042 doses e aplicou 161.112, uma diferença de cerca de 22 mil doses; enquanto a de São João del-Rei recebeu 183.282 e aplicou 137.921 uma diferença de mais de 45 mil doses.

O município de Barbacena, de acordo com a plataforma, até esta sexta, recebeu 111.065 e aplicou 96.147 doses de imunizantes. Ou seja, segundo os números do vacinômetro, o município estaria com quase 15 mil vacinas para aplicar. No entanto, de acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura na quinta (15), Barbacena havia recebido 105.360 doses, tendo aplicado 98.735.

Contactada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Barbacena cita que “a alimentação do boletim de doses aplicadas pelo município é realizada sempre no dia da vacinação após a finalização do dia. Já o boletim do Estado, é alimentado todos os dias até às 12h, ou seja, alimentado com as informações do dia anterior”.

“As doses 2 são disponibilizadas para a SRS, para que em tempo oportuno, conforme intervalo de recomendação, faça a distribuição aos municípios”. “A discrepância pode ser referente a essa questão, de doses que já foram disponibilizadas a SRS e que em tempo oportuno, respeitando o intervalo de recomendação, seja repassada ao município”, completa a nota enviada ao Notícias Gerais.

Segundo o vacinômetro, São João del-Rei, por sua vez, já recebeu 76.244 doses e aplicou 57.673: ou seja, pelos dados da plataforma, o município estaria com 18.571 doses disponíveis.

No entanto, de acordo com a superintendente de Assuntos e Programas em Saúde do Município, Michelle Nascimento, esses dados não condizem com a realidade e o sistema está desatualizado devido ao grande número de doses que são aplicadas diariamente.

“Nós não temos estoque de vacinas. Assim que chegam, as vacinas são administradas. O que temos em estoque é cerca de quatro mil doses para esta semana”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui