Início Gerais Economia BARBACENA, SJDR E REGIÃO VÃO PASSAR A ÚLTIMA SEMANA DO ANO NA...

BARBACENA, SJDR E REGIÃO VÃO PASSAR A ÚLTIMA SEMANA DO ANO NA ONDA VERMELHA DO MINAS CONSCIENTE

Imagem: divulgação – Governo de Minas.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Após deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo do Estado, a macrorregião de Saúde Centro-Sul, da qual fazem parte as microrregiões de Barbacena, São João del-Rei, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, estará na “onda vermelha” do programa Minas Consciente entre os dias 26 de dezembro e 1 de janeiro. 

Na versão atual do plano estadual, as cidades podem optar por seguir o direcionamento da macro ou de suas respectivas microrregiões, mas a Prefeitura Municipal de Barbacena já decretou que a cidade entrará na “onda vermelha” a partir desta sexta (25), com restrições excepcionais para o mês de dezembro. A análise do estado sobre as microrregiões de saúde será divulgada na tarde desta quinta (24). 

São João del-Rei e as cidades da região passaram a última semana na onda mais restritiva do Minas Consciente, já que tanto a macro quanto a microrregião foram classificadas na “onda vermelha”. A Prefeitura Municipal de São João del-Rei ainda não se pronunciou sobre as deliberações para os próximos dias. Na tarde desta quarta (23) o boletim epidemiológico municipal apresentou o maior número de casos de Covid-19 já registrados, na cidade, em um período de 24 horas, 71 pacientes foram confirmados com a doença. 

Desde o início da semana, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), esteve reunido com comerciantes e prefeitos de outras cidades da região para discutir possíveis flexibilizações do comércio na semana do Natal, após reivindicações do setor. 

A equipe do Notícias Gerais tentou conseguir informações sobre os encontros com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de São João del-Rei e com a secretária Municipal de Governo e Gabinete, Adriana Rodrigues, mas a resposta foi de que as deliberações sobre a situação do comércio ainda não haviam sido definidas. 

Onda vermelha

Na onda mais restritiva do programa Minas Consciente está prevista a liberação somente dos serviços considerados essenciais como: 

– Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;

– Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão);

– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;

– Serviços de ambulantes de alimentação;

– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;

– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;

– Vigilância e segurança privada;

– Serviços de reparo e manutenção;

– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;

– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;

– Construção civil e obras de infraestrutura;

– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui