Início Gerais Economia BARBACENA JÁ PERDEU 520 POSTOS DE EMPREGO EM 2020; CERCA DE 600...

BARBACENA JÁ PERDEU 520 POSTOS DE EMPREGO EM 2020; CERCA DE 600 EMPRESAS SUSPENDERAM CONTRATOS DE FUNCIONÁRIOS

Design: Lucas Maranhão

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

De janeiro à abril deste ano, Barbacena registrou saldo negativo de vagas de emprego – é o que mostra os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nessa semana.

Em torno de 600 empresas suspenderam contratos de trabalho durante a pandemia de Covid-19, segundo dados do Sindicato dos Empregados no Comércio de Barbacena. A cidade está entre as que mais demitiram no Campo das Vertentes

No mesmo período do ano passado, Barbacena havia gerado 181 vagas de emprego, de acordo com dados do Caged. Com a pandemia e grande parte do comércio fechado ou com diminuição das vendas, o saldo nos primeiros meses de 2020 é de menos 520 vagas. 

Barbacena aderiu ao programa do estado “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” e alguns estabelecimentos já estão liberados para voltarem a funcionar, seguindo a onda branca, que foi reafirmada neste sábado (30).

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Barbacena está preocupado com o alto índice de demissões e de suspensão de contratos de trabalho nas empresas da cidade.

Cerca de 600 empresas suspenderam contratos de trabalho.

De acordo com o presidente do sindicato, Vicente de Paulo Castro, a estimativa do órgão é que o setor em que mais houve perdas de emprego foi justamente o comercial, principal atividade econômica da cidade. No entanto, os dados quanto às demissões são imprecisos para o sindicato devido à reforma trabalhista. 

A reforma trabalhista de 2017 mudou significativamente as relações de trabalho no país. Agora, as rescisões de contratos de mais de um ano não precisam passar pelo sindicato. 

Assim, sem as homologações, o sindicato não consegue identificar os índices. “A gente não consegue saber o número real de demissões na cidade”, esclarece o presidente. 

Porém, segundo Vicente de Paulo Castro, o sindicato vinha monitorando as suspensões de contrato em Barbacena. A Medida Provisória 936, válida até junho, permite a redução da jornada de trabalho e dos salários e também a suspensão total do contrato em decorrência da pandemia. 

Em Barbacena, conforme levantamento do sindicato, em torno de 600 empresas tiveram suspensão de contratos de funcionários. Mas o número de pessoas que tiveram o emprego suspenso é impreciso.

O levantamento do sindicato pode indicar que a quantidade de pessoas que foram demitidas em Barbacena é ainda maior. De acordo com Vicente, o pico de demissões na cidade pode ocorrer entre maio e junho.

Sem retorno

A equipe do Notícias Gerais entrou em contato com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Barbacena para saber sobre dados de contratação e demissão na cidade. De acordo com Bruno Rocha Grossi Afonso, o órgão não tem esse levantamento. 

Ainda sobre o assunto, o NG procurou a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a assessoria do prefeito da cidade, Luis Álvaro (PSD), mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria, às 12h58, de 31/5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui