Início Gerais Política BARBACENA: BONIFÁCIO, MARTIM E PEDRINHO APRESENTAM PROPOSTAS PARA A SAÚDE DA MULHER

BARBACENA: BONIFÁCIO, MARTIM E PEDRINHO APRESENTAM PROPOSTAS PARA A SAÚDE DA MULHER

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

O Notícias Gerais entrou em contato com as candidaturas ao Executivo barbacenense para questioná-los se existem propostas direcionadas para a saúde da mulher. Dos nove nomes que disputam a corrida eleitoral pela administração municipal, três responderam à reportagem. Bonifácio Andrada Neto (DEM), Martim Andrada (PTC) e Pedrinho do Vale (PTB).

À reportagem, Bonifácio Andrada Neto (DEM) afirmou que pretende “incentivar os programas já existentes e criar outros na área da saúde com atendimentos especializados e de orientação”. O candidato ainda apresentou outra proposta relacionada às mulheres: ele planeja criar creches “permitindo que as mulheres possam deixar seus filhos menores, enquanto trabalham para aumentar a renda familiar”.

Martim Andrada (PTC), por sua vez, indicou que, se for eleito, irá montar uma equipe feminina para lidar com a saúde da mulher e enfatiza que é necessário conhecer as demandas e necessidade desse público. O candidato ainda declarou que ”o trabalho será feito sempre de forma humanizada e terá foco na saúde primária, ou seja, preventiva”. “Hoje, em Barbacena, as mulheres são atendidas por acadêmicos de Medicina e o pré-natal é acompanhado por enfermeiros. Na nova estrutura que implantaremos a mulher terá uma completa equipe de profissionais especializados e poderá, por exemplo, escolher a forma que conduzirá seu pré-natal”, comentou.

Martim também propõe retomar as obras do Centro Viva a Vida e garantiu que, neste ambiente, “a mulher terá toda a estrutura necessária para atendimento à sua saúde, com equipamentos como tomógrafos e mamógrafos, equipe especializada, apoio psicológico para acolhida e encaminhamento em casos de relações abusivas ou violência e também cuidado infanto-juvenil para que as mães possam trabalhar”.

Pedrinho do Vale (PTB) é outro candidato que também respondeu a pergunta. Ele cita que seu plano de governo apresenta propostas para a criação de um projeto que facilitará o acesso ao exame preventivo: “Iremos promover capacitação para os profissionais médicos e enfermeiros visando a ampliação nos atendimentos diários. Iremos também facilitar os exames de mamografia, trazendo para ao município, a carreta da mamografia e colo de útero, já existente em outros estados e municípios”.

O candidato ainda pretende criar um convênio com um hospital da cidade para que ele seja a referência ao cuidado da mulher. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui