Início Gerais Cotidiano BARBACENA ADOTA RESTRIÇÕES MAIS SEVERAS; MAS SINDCOMÉRCIO ESTÁ OTIMISTA

BARBACENA ADOTA RESTRIÇÕES MAIS SEVERAS; MAS SINDCOMÉRCIO ESTÁ OTIMISTA

Foto: Najla Passos/arquivo

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em decreto publicado na noite deste domingo (10) a Prefeitura Municipal de Barbacena informou a permanência da cidade na “onda vermelha”, a mais restritiva, do programa Minas Consciente. Além de seguir as determinações impostas pelo Governo do Estado, a nova gestão municipal decidiu impor medidas ainda mais rígidas ao funcionamento das atividades comerciais. O objetivo é evitar um colapso do sistema municipal de saúde. 

Em Barbacena, a partir desta segunda (11), só podem funcionar os estabelecimentos essenciais, enquadrados na “onda vermelha”. O decreto atual finaliza a autorização especial concedida aos estabelecimentos pertencentes à “onda amarela” que puderam exercer suas atividades durante o fim de ano. 

Para lidar com as consequências econômicas da adoção de medidas mais restritivas, o executivo municipal irá instituir um Comitê de Enfrentamento Sócio Econômico da crise provocada pela pandemia Covid-19. A iniciativa deve contar com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, para opinar e contribuir com as decisões tomadas pela Prefeitura no combate à crise.

Restrições

Os estabelecimentos que estão dispostos na onda vermelha e irão funcionar em Barbacena devem cumprir todas as restrições impostas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal. As medidas gerais valem para todos, sendo obrigatoriedade do uso de máscara e álcool gel e distanciamento mínimo de seis metros quadrados entre os clientes e funcionários. 

Está proibida a realização de eventos. Além disso, os estabelecimentos não devem oferecer nenhuma forma de entretenimento ao público, para evitar aglomerações. 

Bares e restaurantes

Bares, restaurantes, lanchonetes e similares só poderão funcionar via delivery e retirada no balcão. Fica vetado o consumo de bebidas e alimentos tanto na parte interna quanto externa dos estabelecimentos. 

 As lojas de conveniência e o comércio varejista de bebidas só podem ficar abertos entre as 10h00 e 22h00. Após esse horário somente funcionamento delivery. Independente do horário, o consumo no estabelecimento é proibido. 

A Prefeitura salientou que essas regras valem também para os estabelecimentos que se encontram às margens da rodovia. “Ainda que fora do perímetro urbano do Município”, diz o documento.

Templos religiosos

Além do uso de máscara e álcool gel, as celebrações em templos religiosos devem respeitar o máximo de 40% da capacidade máxima do local onde estão sendo realizadas. O distanciamento de dois metros entre as pessoas deve ser cumprido e ficam vetadas todas as formas de contato físico, seja por meio de abraço ou aperto de mão. 

Transporte público

Além das medidas de segurança pessoal, no transporte público urbano fica proibido o transporte de passageiros de pé. Ao final do dia, as empresas prestadoras de serviço devem enviar à Secretaria Municipal de Saúde Pública um relatório com o número de passageiros total e comprovação fotográfica da higienização feita nos veículos. 

Bancos e casas lotéricas

As agências bancárias e casas lotéricas devem priorizar o atendimento online ou agendado. Para os atendimentos presenciais devem ser realizados a medição de temperatura dos clientes e o controle das filas, tanto em ambientes internos quanto externos.

O decreto completo pode ser conferido aqui

Reação

Mesmo com as maiores restrições às atividades comerciais, O Sindicato do Comércio de Barbacena (Sindicomércio) está otimista com a nova gestão municipal. O presidente do Sindicato, Marcelo Leitão, conta que o novo decreto publicado pela Prefeitura foi elaborado após a realização de diversas reuniões com os segmentos municipais. Para ele, esse diálogo é fundamental. 

“Essa nova gestão parece ter um outro foco, eles entenderam que não adianta só fechar o comércio, tem que lidar com os espaços públicos, lidar com as filas, os idosos nas praças”, diz o empresário. 

O presidente do Sindicomércio de Barbacena afirma que o sindicato espera um convite oficial para participar do Comitê de Enfrentamento que será criado na cidade. No entanto, Leitão sinaliza que a abertura já oferecida pela nova administração já permitiu que parte dos empresários entenda a necessidade das medidas de controle e que nem tudo cabe ao executivo municipal, uma vez que muitas ações são impostas pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui