Início Gerais Esportes ATHLETIC PERDE PARA CRUZEIRO NO MINEIRÃO E SAI DO G-4

ATHLETIC PERDE PARA CRUZEIRO NO MINEIRÃO E SAI DO G-4

Fotos: Fernanda Trindade / Athletic Club

Guilherme Guerra
Especial para o Notícias Gerais

Em confronto direto válido pela 4ª rodada do Mineiro 2021, o Athletic foi derrotado fora de casa para o Cruzeiro, no Mineirão. De pênalti, Marcelo Moreno marcou e colocou o Cruzeiro na 4ª colocação, posição que o Athletic ocupava, e agora cai para o 5º lugar. Os comandados de Cícero Junior fizeram uma partida sólida defensivamente, mas pouco produtiva no ataque. Já o Cruzeiro, venceu seu primeiro jogo em casa e agora volta suas atenções para o clássico diante o América-MG. 

O jogo já era histórico por se tratar do primeiro jogo oficial entre as equipes, que disputaram o Mineiro em 1971, mas não se enfrentaram. Agora, o Athletic se tornou o octogésimo quarto adversário que o Cruzeiro enfrentou na competição, em seus 100 anos de história. 

Primeiro tempo

Buscando manter a sua tradicional proposta de jogo, o Athletic tentou comandar as primeiras ações da partida, sempre com passes rápidos e inversões de posicionamento. Logo aos 2 minutos de partida Loco Abreu levou perigo a meta de Fábio. Willian Jr cruzou da esquerda para o uruguaio subir mais alto que o lateral Matheus Pereira e testar para o gol. Com Fábio já rendido, restou ao travessão salvar o Cruzeiro.

Após os 10 minutos iniciais, o Cruzeiro começou a se impor mais a frente, pressionando a saída de bola do Athletic. Em uma das chegadas, Diego Fumaça tenta cortar o cruzamento da direita, mas desvia em direção pro gol, no contrapé de Lee. Por sorte, o toque não foi tão forte para encobrir o arqueiro athleticano, que estava atento e encaixou a bola, salvando o que poderia ser o gol contra.

Com mais posse de bola e ocupando bem os espaços, o Cruzeiro fazia o Athletic errar muitos passes. Em um desses erros, aos 23 minutos, Marcinho roubou a bola e finalizou à direita de Lee. Mas mesmo com mais posse, e jogando no erro do Esquadrão, o Cruzeiro era pouco efetivo, e seus atacantes estavam apagados. Com muitas dificuldades em encaixar o passe, mas ainda sim bem sólido defensivamente, somente aos 45 minutos o lateral Nathan conseguiu ter sua primeira chegada na área do Cruzeiro, batendo cruzado para Fábio fazer a defesa.

Segundo tempo

No segundo tempo, Marcelo Moreno começou a aparecer mais para o jogo, mostrando porque mereceu iniciar a partida como titular. Aos 11 minutos, Airton cruza pela direita milimetricamente na cabeça de Moreno, que sozinho na entrada da pequena área, testou forte para linda defesa de Lee. 3 minutos depois, novamente Moreno aparece. Após pressão celeste na área athleticana, o boliviano é derrubado por Sidimar na área, puxando o atacante por cima e fazendo a ‘‘alavanca’’ por baixo, na perna direita de Moreno. Com a mesma perna direita, o camisa 9 bate o pênalti colocando bola pra esquerda, e o goleiro na direita. Estava aberto o placar, Cruzeiro 1×0. Desde 30 de outubro de 2020 sem marcar pelo Cruzeiro, Moreno desencanta e fica apenas a um gol de se tornar o maior artilheiro estrangeiro da história celeste. 

Minutos após o gol, Moreno volta a ser protagonista. Dessa vez, o atacante sobe para dividir pelo alto contra Nathan e deixa o cotovelo no rosto do lateral do Esquadrão. Mesmo com muita reclamação do banco do Athletic, o juiz assinalou apenas o cartão amarelo. O Athletic pouco atacava até a metade do segundo tempo, e o Cruzeiro seguia mantendo a maioria na posse de bola. Buscando reverter o placar, Cicero Junior promoveu duas substituições: Silvano no lugar de Gabriel Galhardo e Vitinho na vaga de Loco Abreu. Minutos antes, Willian Jr saiu machucado para a entrada de Igor Bádio.

Com as mudanças, o Athletic tentava abrir mais o jogo e aos 37 a primeira chance mais precisa. Após pressão de Mococa em Ramon, Christian recuperou e tocou para Ingro receber. O 10 canhoto avançou e finalizou da intermediária, desviando em Brock e saindo à esquerda de Fábio. Na sequência, Fumaça bate firme e rasante, obrigando Fábio a cair e fazer a defesa. No rebote, Mococa finaliza cara a cara e Fábio novamente brilha. Porém, o camisa 7 athleticano já estava impedido e nada valeu.

Cinco minutos foram acrescidos, mas nada adiantou para o Athletic, que novamente tropeça para um grande clube da capital. Com a derrota, o Esquadrão cai para a 5ª posição, e vê o Cruzeiro tomar o 4º lugar na tabela. O próximo desafio do Athletic é contra o Pouso Alegre, em casa. Já o Cruzeiro tem um clássico diante do América-MG. 

Ficha Técnica: Cruzeiro X Athletico

Cruzeiro: Fábio (C), Cáceres, Ramon, Eduardo Brock, Matheus Pereira, Adriano, Matheus Barbosa (Jadson), Marcinho (Claudinho), Airton (Willian Pottker), Felipe Augusto (Bruno José), Marcelo Moreno (Rafael Só vi. Técnico: Felipe Conceição.

Athletic: Lee, Diego Fumaça, Sidimar (C), Danilo, Nathan, Christian, Gabriel Galhardo (Silvano), Ingro, Willian Mococa, Willian Junior (Igor Bádio), Loco Abreu (Vitinho). Técnico: Cícero Júnior. 

Arbitragem: Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro. Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Rodney Faria Lima

Gol: Marcelo Moreno (pênalti, 15/2T)

Cartões: Marcelo Moreno (17/2T), Claudinho (27/2T). Willian Mococa (33/2T), Nathan (37/2T).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui