Início Gerais Esportes ATHLETIC PERDE A TERCEIRA SEGUIDA E LIGA ALERTA DO REBAIXAMENTO

ATHLETIC PERDE A TERCEIRA SEGUIDA E LIGA ALERTA DO REBAIXAMENTO

Foto: Fernanda Trindade / Athletic Club

Guilherme Guerra
Especial para o Notícias Gerais

Em jogo de muitas faltas e cartões, a bola pouco rolou no Estádio Joaquim Portugal, na derrota de 1×0 do Athletic diante a URT, pela 8ª rodada do Mineiro 2021. Com o resultado, o Athletic soma sua terceira derrota seguida – a quinta na competição -, cai para a 9ª colocação e segue sem vencer desde o retorno do campeonato. O gol da partida foi marcado aos 10 minutos do segundo tempo, por Mateus. 

O jogo

Empatados com 9 pontos, os dois times entraram em campo querendo a vitória para continuar sonhando com o G-4 da competição. O Athletic, que vinha de duas derrotas seguidas para Coimbra e Tombense, teve duas mudanças no time titular: o retorno de William Mococa após ficar 2 semanas no departamento médico, e a entrada do goleiro Renan Pastre na vaga de Lee, vetado do confronto. O clube não informou se a ausência do goleiro foi por lesão, ou diagnóstico positivo da Covid-19.

A URT vinha de vitória no último fim de semana, diante o Coimbra, e tentava conquistar seu primeiro triunfo fora de casa. O zagueiro Davy (ex-Athletic) testou positivo para Covid-19 e foi ausência no time de Patos de Minas. 

Primeiro tempo

Pouco após o apito inicial, o Athletic teve a sua jogada mais perigosa no jogo. Em contra ataque, Ingro lançou William Mococa na ponta esquerda, que driblou um marcador e devolveu para Ingro. O camisa 10 puxou para a perna canhota, deixou um defensor no chão e finalizou de fora de área, mas por cima do gol. 

Daí em diante, o que se viu foi um primeiro tempo muito pegado, com muitas faltas e cartões: 3 para a URT e 1 para o Athletic. Aos 36 minutos a URT conseguiu sua primeira chegada ao ataque: Evair bateu falta fechada, com força, mas Ingro subiu e tirou de cabeça, mandando para a linha de fundo e próximo à própria meta, assustando o goleiro Renan Pastre.

As duas equipes pouco criaram durante o primeiro tempo. O Athletic teve mais posse de bola e conseguiu pressionar com bolas alçadas na área, mas sem muito perigo. 

No retorno do segundo tempo, gol da URT

Após o intervalo, Wellington Fajardo sacou Evair do ataque – que já tinha recebido cartão amarelo – e colocou o volante Altair. O jogo continuava truncado e sem muitas chances claras, até os 10 minutos de jogo. 

Após bola lançada no campo de ataque do Athletic, Renan Pastre saiu do gol e tocou para Danilo. O zagueiro estava um pouco pressionado e forçou o passe, perdendo o controle da bola. A URT veio pra cima e conseguiu um escanteio. Na cobrança, Bernardo, o homem das bolas paradas, ergueu da direita para a cabeça de Mateus, que subiu livre e marcou 1×0 para os visitantes. 

Muita reclamação e pressão dos mandantes

Depois do gol sofrido, Cícero Júnior resolveu mudar suas peças e promoveu as entradas de Igor Nunes na vaga de Christian, e Cassiano no lugar de Alasson. A partir daí, o Esquadrão se jogou ao ataque e teve dois lances bem questionáveis. No primeiro momento, Igor Bádio lutou pela posse de bola na ponta esquerda e cruzou na pequena área para Cassiano. Na disputa de bola, o camisa 17 foi derrubado e reclamou de pênalti, que não foi assinalado pelo árbitro Guilherme Murta.

Logo na sequência, o Athletic cruzou bola da direita para a entrada da área, e veio nova reclamação: Nathan ajeitou com o peito e foi derrubado. O juiz marcou a infração, mas deu falta a poucos centímetros da linha da grande área. Na cobrança, Igor Nunes explodiu a bola na barreira.

O Athletic continuou no encalço da URT, e após jogada ensaiada, Mococa foi à linha de fundo e cruzou rasteiro na área, mas Cassiano não finalizou e perdeu a chance de frente para o gol vazio. 6 minutos depois, Nathan avançou pela esquerda com velocidade, passou por 2 e encheu o pé. Porém, não tinha ângulo e a bola passou por cima do gol. 

Confusão e expulsões nos acréscimos

No fim de jogo, Cícero Júnior ainda colocou Silvano e Flávio, e viu seu time ter 8 minutos de acréscimo para conseguir o empate. Mas o que se viu foi uma troca de empurrões e discussão acirrada, com direito à expulsão do goleiro da URT e do lateral Nathan, do Athletic. Nathan, inclusive, voltava ao time depois de estar suspenso por receber 3 cartões amarelos.  Após a confusão, o juiz ainda acrescentou mais 5 minutos de acréscimo. Mas o Athletic não conseguiu chegar ao empate. 

Alerta vermelho no Esquadrão e paz em Patos de Minas

O Athletic perdeu a terceira consecutiva, e em queda livre, foi para a 9ª colocação, com 9 pontos e duas posições acima do Z-2. Atrás do Athletic está o Patrocinense, que entra em campo hoje, e pode ultrapassar o Esquadrão. O sonho do G-4, se tornou o pesadelo da zona de rebaixamento. Pela frente, vem três jogos muito difíceis contra Uberlândia, Caldense e Atlético-MG. O próximo confronto do Esquadrão é fora de casa, domingo às 10h, contra o Uberlândia.

Já a URT marcou seu primeiro gol fora e venceu sua primeira partida longe de casa. Com o resultado, a equipe subiu 5 posições, ocupando temporariamente o 3º lugar. Na próxima rodada, a equipe de Patos de Minas recebe o Boa Esporte no Estádio Zama Maciel, às 16h.

Ficha do jogo

Athletic: Renan Pastre, Fumaça (Silvano), Sidimar, Danilo, Nathan, Gabriel Galhardo, Christian (Igor Nunes), Ingro, William Mococa, Alasson (Cassiano), Igor Bádio (Flávio). Técnico: Cícero Júnior.

URT: Renan Rinaldi, Bernardo, Donato, Euller, Pedro Rosa, João Paulo, Jean Carlos (Kellyton), João Diogo (Sávio), Romário (Eduardo), Mateus, Evair (Altair). Técnico: Wellington Fajardo. 

Gol: Mateus (10/2T)

Cartões Amarelos: Athletic: Danilo, Silvano. URT: Evair, Mateus, João Diogo, Romário, Jean Carlos, João Paulo.

Cartões Vermelhos: Athletic: Nathan. URT: Renan Rinaldi
Arbitragem: Gabriel Murta Barbosa Maciel (árbitro) Marcus Vinícius Gomes e Frederico Soares Vilarinho (auxiliares). Adílio Ribeiro da Silva (quarto árbitro)

Foto: Fernanda Trindade / Athletic Club

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui