Início Opinião Artigos ARTIGO: TELEVISÕES CATÓLICAS E BOLSONARO

ARTIGO: TELEVISÕES CATÓLICAS E BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro se reúne com deputados religiosos e líderes de TV católicas para discutir verba de publicidade. Imagem: Reprodução/Youtube Presidência da República

Padre José Nacif Nicolau *

Estou estarrecido com a notícia publicada no último dia 6 pelo jornal Estado de São Paulo (o Estadão) sobre um tipo de “acordo-proposta” entre Bolsonaro e os canais de Televisão “ditas católicas.”  A manchete era: “Por verbas, TVs católicas oferecem a Bolsonaro apoio ao governo”.

Não é possível! Será verdade? Será Fake News? E imediatamente me veio à mente e ao coração após a leitura da notícia:  O EVANGELHO NÃO PODE SER VENDIDO!

Transcrevo parte da notícia: TVs católicas oferecem a Bolsonaro apoio em troca de dinheiro público ( 06 de junho, sábado). A queda de popularidade de Bolsonaro tem atraído propostas de alianças em troca de recursos públicos. Uma das mais tentadoras partiu de padres e leigos conservadores que controlam boa parte do sistema de emissoras católicas de rádio e TV.  

 Ligados à ala que diverge politicamente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dentro da Igreja, eles prometeram “mídia positiva” para ações do governo na pandemia do novo coronavírus. Pediram em contrapartida, porém, anúncios estatais e outorgas para expandir sua rede de comunicação.                         

A proposta foi feita no último dia 21/05, em videoconferência com a participação de Bolsonaro, sacerdotes, parlamentares e representantes de alguns dos maiores grupos católicos de comunicação, no Palácio do Planalto. A reunião foi pública e transmitida por redes sociais do Planalto e pela TV Brasil.                             

O padre e cantor Reginaldo Manzotti, da Associação Evangelizar é Preciso, com rádios e TV próprias, cobrou agilidade e ampliação das outorgas e destacou o contraponto que os católicos podem fazer para frear o atual desgaste na imagem de Bolsonaro e do governo.                                                                                      

“Nós somos uma potência, queremos estar nos lares e ajudar a construir esse Brasil. E, mais do que nunca, o senhor sabe o peso que isso tem, quando se tem uma mídia negativa. E nós queremos estar juntos” dirigindo-se ao presidente, observou pe. Manzotti. ( até aqui o artigo do jornal)

Fazendo uma ponte desse fato com o do presidente Trump ao posar em frente ao santuário São João Paulo II, com uma Bíblia na mão, o arcebispo de Washington protestou declarando: “Considero desconcertante e repreensível que qualquer instalação católica se permita ser tão flagrantemente usada e manipulada de uma maneira que viola os nossos princípios religiosos, que nos apelam a defender os direitos de todas as pessoas, mesmo aquelas com quem possamos discordar”.   

E recordou que o Papa São João Paulo II foi um fervoroso defensor dos direitos e da dignidade dos seres humanos. O seu legado é testemunha viva dessa verdade. “Ele, certamente,não toleraria o uso de gás lacrimogêneo e outros meios para os silenciar, dispersar ou intimidar por uma oportunidade fotográfica diante de um local de culto e paz”, acrescentou.

E o diretor executivo da Rede de Ação Franciscana, Stephen Schneck, ao reprovar a atitude de  Donald Trump, disse:  “É absolutamente inapropriado o presidente dos Estados Unidos estar a usar uma instalação católica como o Santuário para uma foto com vistas à sua reeleição. Temos de insistir que a Igreja católica nos Estados Unidos deve manter distância de uma pessoa que não representa nada do que a nossa Igreja representa”.

E eu me pergunto: será que os canais “ católicos” de TV têm que se vender por alguns reais? Será que para se livrarem das dificuldades financeiras têm que se inclinar ao deus mamona promovendo alguém que busca incessantemente as armas criando um clima perigoso de uma guerra civil se dizendo cristão? Até quando o dobrar os joelhos ao Deus de Jesus Cristo será substituído pela prostração a 30 moedas de prata?

Repito: O EVANGELHO NÃO PODE SER VENDIDO!

A sacralidade da vida não tolera pactos com o mal seja qual for o pretexto. Peçamos ao Senhor da Vida e da história que o tal “acordo” de alguns canais de TV “ditos católicos“  com o presidente não se concretizem. Para que o Evangelho da paz, da alegria, do respeito e da defesa dos direitos humanos e da não violência em todas as suas formas prevaleça em todos os confins da terra.

* Assessor Canônico da Diocese de São João del-Rei

1 COMENTÁRIO

  1. Eu também fiquei perplexa com a notícia sobre essas igrejas católicas, como a Rede vida, etc…, cruz credo. Eu sou associada a Rede evangelizar. Como se não bastasse os horrores desse desgoverno, pandemia… É a barbárie…onde vamos parar? Quero dizer paralisados já estamos…Meu Deus que triste…pra onde iremos?que bom poder saber que não estamos indignados sozinhos…kal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui