Início Opinião Artigos ARTIGO: MULHERES EMPREENDEDORAS DESAFIAM AS DESIGUALDADES DE GÊNERO

ARTIGO: MULHERES EMPREENDEDORAS DESAFIAM AS DESIGUALDADES DE GÊNERO

Raruza Keara, fotografada por Suellen Jacques.

Raruza Keara *

As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, pautaram discussões  sobre o atual cenário da representatividade feminina nas diversas áreas de atuação na sociedade.

Os espaços públicos e privados, físicos ou virtuais, revestiram-se de informações e cronogramas de atividades com propostas variadas para inserir mulheres e seus coletivos em debates e ações em defesa da igualdade entre os gêneros.

O portal do Sebrae lançou no dia 2 de março um espaço exclusivo para discutir o tema do empreendedorismo feminino. Com o slogan Empreender é poder, o portal oferece uma agenda  de webnários com protagonistas do empreendedorismo do universo cultural, artesanal e de gestão de negócios.

As ações direcionadas para o público feminino são caminhos de fortalecimento para o desenvolvimento de pequenos negócios e de uma economia criativa e local. A Gestão Estratégica do Sebrae Nacional contabiliza que 77% dos artesãos brasileiros são mulheres.

De acordo com a pesquisa do Itaú Mulher Empreendedora, 8% das mulheres brasileiras empreendem (número que chega a quase 6 milhões de pessoas). Elas estão em sua maioria localizadas na região sudeste (53,2%) e atuam mais na área de serviços (55%). A pesquisa alerta que se até o ano de 2020 tivéssemos igualdade entre homens e mulheres o nosso PIB aumentaria 850 milhões de reais.

Mais ricos, mais igualitários, mais desenvolvidos seríamos nós! Nossas ações pontuais no Dia da Mulher precisam se transformar em espaços vitais e duradouros, a fim de realizar pressões por políticas públicas eficientes, que cheguem aos espaços privados nossos de cada dia, às nossas organizações artesanais, às nossas empresas, às nossas escolas e universidades e, por fim, às nossas ruas.

A revolução está na rota certa e não podemos desviar.

Me acompanhe nas  redes sociais.

Youtube –  https://www.youtube.com/channel/UCwbeH2szV6oUmqrcWyM9skQ

Facebook – https://www.facebook.com/pecararanaweb/

Instagram – https://www.instagram.com/pecararanaweb/

* Jornalista, docente e designer em crochê

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui