Início Gerais Brasil ATUALIZADA: FAB CONFIRMA QUE MAIS 9 ALUNOS DA EPCAR TESTARAM POSITIVO PARA...

ATUALIZADA: FAB CONFIRMA QUE MAIS 9 ALUNOS DA EPCAR TESTARAM POSITIVO PARA A COVID-19

* Atualizada – 17/7 – 17h42: na tarde desta sexta (17), a Aeronáutica retornou o contato feito pelo NG. A resposta da nota foi inserida.

Foto: Najla Passos

Redação
Notícias Gerais

Após ganhar na justiça a autorização de retomar as aulas, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, registra um novo surto de casos de Covid-19 entre os discentes da instituição, é o que aponta apuração do portal Notícias Gerais.

De acordo com informações preliminares, o novo surto da Epcar contaria com, pelo menos, nove infectados.

Em contato com o Conselho Tutelar de Barbacena, às 13h desta sexta (17), a reportagem teve como resposta que o órgão, até então, não havia recebido denúncias quanto a esses novos casos de Covid-19, mas estava ciente do retorno das aulas, mediante a decisão judicial.

A Secretaria de Saúde de Prefeitura de Barbacena, por sua vez, reforça que todos os alunos foram testados, no momento do retorno à Escola, que ocorreu por etapas. Além disso, esses discentes que foram diagnosticados com a doença já chegaram infectados.

Uma outra fonte do NG confirma a existência dos casos, sem indicar quantos são, mas pontua que eles estão isolados, aguardando contraprova.

O que a Aeronáutica diz

A equipe do Notícias Gerais também entrou em contato com o Centro de Comunicação da Aeronáutica, em Brasília.

Às 17h34, por meio de nota enviada por e-mail, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirma informações apresentadas por outras fontes: os estudantes estão “retornando à unidade em dias alternados e os testes são realizados no momento da chegada à Escola”, sendo que nove alunos testaram positivo para a infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, a FAB aponta que nenhum dos alunos apresentou sintomas da Covid-19 e eles “cumprem o protocolo previsto, na organização de ensino, com todo o suporte necessário.”

“A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto à prevenção, à testagem e às respostas médicas relacionadas à COVID-19”, finaliza o comunicado.

Relembre

Em maio, 204 estudantes da Epcar foram identificados com o novo coronavírus. Na ocasião, o Ministério Público chegou a recomendar a suspensão das atividades presenciais.

Em junho, em novo contato feito pela equipe do NG, a Aeronáutica destacou que todos os alunos identificados com a doença já estavam recuperados e liberados, bem como os demais, para período de férias.

Agora em julho, no entanto, a instituição optou por chamar os alunos de volta e retomar as aulas. O Ministério Público Federal tentou impedir e uma audiência de conciliação foi marcada, sem sucesso.

Na última sexta (10), uma sentença judicial autorizou a retomada das aulas na Epcar, que começou a receber os estudantes na segunda (13).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui